Banca de QUALIFICAÇÃO: MARLIA AGUIAR FAÇANHA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARLIA AGUIAR FAÇANHA
DATA : 07/05/2018
HORA: 14:00
LOCAL: CCHLA, UFRN, C4 Setor II
TÍTULO:

E se te contassem outra história: Gênero e feminismo no ensino de história


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de História, gênero; feminismo; história.


PÁGINAS: 27
RESUMO:

A temática escolhida para este trabalho: gênero e feminismo no ensino de História tem sua relevância baseada na lacuna que existe nas aulas e nos livros didáticos de História sobre as lutas femininas e feministas em diversos contextos históricos. As mulheres ainda permanecem na invisibilidade na disciplina História, elas simplesmente não aparecem ou aparecem de forma resumida nos livros didáticos e consequentemente nas aulas de História e isso produz desigualdades, as meninas não se veem naquela história, sempre são os homens que tomam as decisões ou “dão” os direitos às mulheres, isso tem a ver com relações de poder na sociedade. Cabe a nós professores analisar essas questões nos livros e construir com os alunos leituras críticas, discutindo as relações de poder inseridas nas abordagens dos livros e materiais didáticos. Os conteúdos e a escola são permeados de estereótipos que fazem parte das nossas vidas, nas propagandas, revistas, jornais, novelas, e não é fácil notar quando reproduzimos esses estereótipos, principalmente na escola esse cuidado deve ser redobrado para não ensinarmos visando uma só perspectiva de gênero, cultura, étnica, etc. Em busca de dirimir as desigualdades entre homens e mulheres em nossa sociedade, é que dar a devida importância aos movimentos das mulheres, se faz tarefa atual das professoras e professores, pois é um tema que precisa ser cada vez mais debatido, o feminismo é ainda muito mal entendido por uma enorme parcela da população, haja vista o que lemos nas redes sociais sobre o assunto, o feminismo precisa ser analisado como movimento social, necessário para que ocorram rupturas históricas. Trabalhar as relações de gênero e o feminismo no ensino de história se faz relevante para que os estudantes possam construir novas relações em torno do conteúdo que é pouco explicitado nos livros didáticos. O intuito é que os alunos possam sair do senso comum sobre o que é o feminismo e pensar a partir do seu cotidiano, as diversas formas de lutas das mulheres no Brasil e no mundo, tomando como base o procedimento da educação histórica, a qual toma como ponto de partida os conhecimentos prévios dos alunos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1673791 - HAROLDO LOGUERCIO CARVALHO
Interno - 6350353 - JOSE EVANGELISTA FAGUNDES
Interno - 1149446 - MARIA EMILIA MONTEIRO PORTO
Notícia cadastrada em: 06/03/2018 07:24
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao