INVESTIGAR PARA APRENDER: ENSINO DE HISTÓRIA, TECNOLOGIAS E FORMAÇÃO CIDADÃ
Ensino de História. TDIC’s. Metodologias Ativas. Formação cidadã
A construção de uma narrativa acerca do ensino de história é importante para demonstrar o quanto este campo de investigação vem se consolidando desde as pioneiras pesquisas nos anos 60 e 70 do século XX até os dias atuais e, por conseguinte, como continuar avançando a partir das experiências pedagógicas e dos diálogos em torno de elementos epistemológicos, teóricos, metodológicos e tecnológicos. Nessa perspectiva, emerge a questão norteadora deste estudo: como o ensino de história, a partir do contexto do Colégio Marista Pio X, pode contribuir com a formação e aprendizagem histórica de estudantes do Ensino Médio por meio do uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – TDIC’s? A partir da utilização dos conceitos de didática da história, aprendizagem histórica, consciência histórica, formação cidadã, bmetodologia ativa, história digital, historiografia digital, TDIC’s, ambiente virtual de aprendizagem e aplicativos digitais, ancorados em Schmidt (1999; 2016), Caimi (2006), Lévy (2010), Rüsen (2010), Lee (2011), Freitas (2015), Lucchesi (2014), Morán (2015) e Barca (2017), esta investigação se propõe a analisar o ensino de história no contexto do Colégio Marista Pio X, tendo em vista a produção de um aplicativo, vinculado ao Ambiente Virtual de Aprendizagem, já disponível pela instituição, que contribua com os estudantes do Ensino Médio na apropriação do método investigativo em História.