Banca de DEFESA: FERNANDO ANTONNY GUERRA ALVES

DISCENTE : FERNANDO ANTONNY GUERRA ALVES
DATA : 05/05/2021
LOCAL: Google Meet < meet.google.com/poa-umdu-sju >

AVALIAÇÃO DE SERVIÇOS DE INFORMAÇÃO EM BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS: UM ESTUDO DE CASO NA BIBLIOTECA CENTRAL ZILA MAMEDE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Auditoria de Informação. Avaliação de Serviços de Informação. Avaliação de Serviços de Biblioteca.

A pesquisa tem o objetivo de propor diretrizes que promovam a melhoria da qualidade dos serviços de informação digitais da BCZM e o atendimento das necessidades dos usuários com eficácia e eficiência, considerando a opinião dos bibliotecários responsáveis pelos setores relacionados a estes serviços, e os discentes que compõem a comunidade acadêmica, vinculados ao campus central da UFRN. O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação no contexto das bibliotecas universitárias é primordial, uma vez que propiciam a facilidade e a agilidade no acesso a uma grande e diversificada massa informacional armazenada nesse tipo de organização. Além disso, ajudam a biblioteca na criação, controle e gestão de serviços de informação voltados às atividades de ensino, pesquisa e extensão, aos quais ela se dedica dentro de uma instituição de ensino superior. Torna-se importante, porém, que as bibliotecas realizem a avaliação periódica dos seus serviços de informação junto aos seus usuários e gestores, de modo a compreender a eficácia e a eficiência dos serviços ofertados, bem como conhecer a demanda por novos serviços que podem passar a ser oferecidos. Sendo assim, partimos do entendimento de que o processo de avaliação dos serviços informacionais é etapa indispensável para uma bem sucedida Gestão da Informação em Bibliotecas Universitárias, no sentido de acompanhar as mudanças naturalmente impostas pelos contextos sociais, culturais, tecnológicos, etc. Para isso, necessário considerar ainda, aspectos como o comportamento informacional dos usuários dessas bibliotecas e identificar suas reais necessidades e demandas. O estudo partiu da premissa que a falta de uma política e de diretrizes de avaliação periódica dos serviços de informação digitais ofertados pela BCZM, em diversas plataformas, pode contribuir para que os serviços de informação atuais sejam subutilizados, ou não atendam integralmente às necessidades dos usuários. Este trabalho se apoia nos conceitos e aspectos de avaliação de serviços de bibliotecas universitárias para, a partir das contribuições dos estudos de Comportamento Informacional e de Auditoria de Ativos Informacionais, a partir do método de Carvalho (2010), favorecer a melhoria e/ou implantação de serviços de informação digitais da BCZM/UFRN. Trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada, de caráter descritivo e exploratório, com abordagem de investigação de estratégias de estudo de caso e levantamento. De abordagem quanti-qualitativa, a pesquisa utilizou como instrumentos para a coleta dos dados um questionário semiestruturado e discursões por meio de Grupo Focal. A análise dos dados utilizou-se da técnica da triangulação de dados. Ao final, foram propostas recomendações consideradas oportunas.

Interna - 1323825 - ANDREA VASCONCELOS CARVALHO
Presidente - 2086430 - FERNANDO LUIZ VECHIATO