Banca de DEFESA: VALERIA MARIA LIMA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : VALERIA MARIA LIMA DA SILVA
DATA : 02/12/2020
HORA: 09:30
LOCAL: Google Meet < meet.google.com/shh-xkss-hhi >
TÍTULO:

DIAGNÓSTICO DE COMPETÊNCIA E COMPORTAMENTO INFORMACIONAL DOS DISCENTES DOS CURSOS TÉCNICOS DA ESCOLA AGRÍCOLA DE JUNDIAÍ


PALAVRAS-CHAVES:

Competência em Informação. Comportamento Informacional. Modelo Information Search Process - ISP. Fontes de Informação.


PÁGINAS: 159
RESUMO:

No ambiente escolar a competência em informação está relacionada ao aprender ao longo da vida, enquanto o comportamento informacional pode ser visto como, a habilidade em saber buscar as informações necessárias ao desenvolvimento do indivíduo. Diante desta proposição, o objetivo geral dessa pesquisa consiste em diagnosticar a competência e o comportamento informacional dos discentes, dos cursos técnicos da Escola Agrícola de Jundiaí - EAJ. Para a consecução deste, desenvolveu-se um aporte teórico a partir de pesquisadores e teóricos sobre a competência em informação e o comportamento informacional apresentando um panorama geral; descreveu-se as habilidades necessárias para o uso das fontes de informações, bem como os obstáculos observados pelos indivíduos nas atividades de acesso a informação e construção do conhecimento; utilizou-se o modelo Information Search Process - ISP de Kuhlthau o qual caracteriza-se por analisar o comportamento dos usuários nos campos emocional, cognitivos e físicos, a partir de seis estágios: iniciação, seleção, exploração, formulação, coleta e apresentação. Quanto a metodologia trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem quali-quantitativa, de natureza aplicada através de um estudo de caso com aplicação de um questionário aos docentes, que serviu de subsídio para a construção do questionário aplicado aos discentes, os sujeitos desta pesquisa, constituídos de alunos dos cursos técnicos da EAJ. Com relação as informações coletadas, utilizou-se a técnica de estatística descritiva com a utilização de percentuais. Como resultado observou-se que os pesquisados de modo parcial apresentavam características inerentes a competência em informação, e isto foi detectado a partir das questões relacionadas as habilidades no uso das fontes, acesso, avaliação e uso da informação, as quais foram comprovadas através das características observadas no Desenvolvimento de Habilidades em Informação - DHI a qual fazem parte do padrão desenvolvido pela International Federation Library Association - IFLA. Diante do resultado obtido elaborou-se uma proposta de intervenção com vista a desenvolver ações que contribuam para o desenvolvimento de habilidades em acesso, avaliação e uso da informação de forma crítica e eficaz.  


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1225081 - LUCIANA DE ALBUQUERQUE MOREIRA
Interna - 1225695 - MONICA MARQUES CARVALHO GALLOTTI
Externa à Instituição - RAIMUNDA FERNANDA DOS SANTOS
Notícia cadastrada em: 16/11/2020 18:11
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao