Banca de DEFESA: STHONE ARRUDA NEVES RAMALHO

DISCENTE : STHONE ARRUDA NEVES RAMALHO
DATA : 05/12/2019
LOCAL: NEPSA II

DIAGNÓSTICO ARQUIVÍSTICO: ESTUDO DE CASO NO ARQUIVO GERAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Diagnóstico Arquivístico. Gestão de Documentos. Arquivos Universitários. Arquivo Geral/UFRN.

Ao longo de sua trajetória, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN vem produzindo e acumulando grande quantidade de informações que refletem sua estrutura organizacional e, consequentemente, resulta em um grande volume de documentos arquivísticos. Esta pesquisa teve como objetivo geral desenvolver um diagnóstico arquivístico do Arquivo Geral da UFRN. A fim de alcançá-lo, desenvolveu-se uma reflexão teórica sobre a Arquivologia a partir de seus conceitos e princípios; sobre arquivos universitários enquanto arquivos especializados; apresenta um panorama sobre a gestão de documentos no contexto internacional e no cenário brasileiro; e promove considerações sobre o diagnóstico em arquivos e sua relevância para a gestão de documentos. A metodologia consiste em uma pesquisa descritiva, com abordagem qualiquantitativa, de natureza aplicada, realizada através de um estudo de caso mediante observação participante e entrevista semiestruturada. Observou-se que as práticas e procedimentos referentes à gestão de documentos no Arquivo Geral não encontram-se em pleno cumprimento aos preceitos arquivísticos, assim como verificou-se outros elementos em desacordo com o que considera-se o ideal para uma unidade central de arquivos. Além disso, foram identificados problemas na estrutura física, na organização dos documentos e limitação de pessoal na equipe técnica. Para tanto, foi elaborada uma proposta de intervenção, em forma de recomendações, com a finalidade sanar alguns problemas verificados e promover melhorias de procedimentos e técnicas.

Interna - 1132649 - GABRIELLE FRANCINNE DE SOUZA CARVALHO TANUS
Externo à Instituição - JULIANNE TEIXEIRA E SILVA - UFPB
Presidente - 1225081 - LUCIANA DE ALBUQUERQUE MOREIRA
Notícia cadastrada em: 28/11/2019 10:08