Banca de QUALIFICAÇÃO: GILMAR DOS SANTOS LIMA

DISCENTE : GILMAR DOS SANTOS LIMA
DATA : 09/12/2019
LOCAL: NEPSA II

GESTÃO DO FLUXO DE INFORMAÇÃO: Um estudo aplicado às prestações de contas físicas dos projetos acadêmicos desenvolvidos em uma instituição de ensino superior

Prestação de contas física. Projetos acadêmicos. Fluxos informacionais. Processo de gestão da informação. Transparência.

A prestação de contas física ou técnica é um dispositivo legal que visa assegurar a produção, a coleta, o tratamento e a apresentação das informações concernentes aos produtos e serviços gerados pelos projetos acadêmicos, que são executados na Universidade Federal do Rio Grande do norte (UFRN) com a utilização de recursos públicosPara o ano de 2019 o orçamento previsto para o desenvolvimento do portfólio que contempla 63 projetos é de R$ R$ 448.367.705,40. Esse montante justifica a implantação de ações voltadas ao monitoramento e controle, bem como evidencia que a gestão do fluxo das informações relevantes para o processo deve ser realizada de forma regular, metódica e sistêmica, a fim de garantir transparência, eficiência, eficácia e, sobretudo efetividade do gasto público. Partindo desta conjuntura, será desenvolvida uma pesquisa qualitativa, descritiva e aplicada, que por meio de um estudo de caso, investigará como ocorre a gestão do fluxo informacional das prestações de contas físicas dos projetos acadêmicos desenvolvidos na UFRN, com base nas fases do modelo representativo do fluxo da informação nas organizações desenvolvido por Beal (2004). Para tanto, de modo geral, objetiva-se descrever e analisar como coordenadores e fiscais de projetos acadêmicos gerenciam o fluxo informacional das prestações de contas físicas no âmbito de suas atribuições legais. Especificamente pretende-se: a) Identificar ocorrências ligadas ao fluxo informacional que podem interferir no tempo e na qualidade das prestações de contas físicas, mediante pesquisa documental (1ª); b) Conhecer como coordenadores e fiscais realizam as etapas do fluxo informacional das prestações de contas físicas, por meio de 12 entrevistas semiestruturadas; c) Desenvolver produtos informacionais visando à padronização e qualidade dos documentos comprobatórios apresentados em cada prestação de contas física; e d) Fomentar junto aos sujeitos da pesquisa estratégias para estabelecer um fluxo de informações institucional que conduza coordenadores e fiscais na execução de suas atribuições legais e contribua para transparência ativa da Universidade, através de pesquisas documental (2ª) e bibliográfica, das citadas entrevistas e de um Grupo Focal. Para análise dos dados será utilizada a análise qualitativa em cinco fases de Yin (2016), composta pelas etapas de compilação, decomposição, recomposição, interpretação e conclusão, além da triangulação de dados e teorias.

Externo ao Programa - 1696802 - JOSUÉ VITOR DE MEDEIROS JÚNIOR
Externa à Instituição - NADI HELENA PRESSER - UFPE
Presidente - 1216931 - WATTSON JOSE SAENZ PERALES
Notícia cadastrada em: 22/11/2019 14:03