Banca de DEFESA: ALEX JOSE VELASCO NUNES

DISCENTE : ALEX JOSE VELASCO NUNES
DATA : 29/11/2019
LOCAL: Sala C3, do Setor I

GOVERNANÇA DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO, DIREÇÃO E MONITORAMENTO UTILIZANDO O COBIT®5 NA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO

Tecnologia da Informação. Governança de Tecnologia da Informação. COBIT. Alinhamento Estratégico. UFERSA.

Nos dias atuais, a Tecnologia da Informação é tida como ferramenta estratégica e de geração de valor no âmbito organizacional. Além disso, visa o aumento da competitividade, da transparência, da eficiência e da eficácia entre as organizações públicas ou privadas. Sabendo disso, estas organizações necessitam compreender como planejar e gerenciar a Tecnologia da Informação de forma eficiente, visando medir e agregar valor relacionado ao negócio, considerando o processo de tomada de decisão relacionado à Tecnologia da Informação. Para isso, a Governança de TI deve ser utilizada como ferramenta de gestão para dar o direcionamento e o suporte para que o processo alcance os objetivos estratégicos da organização. O objetivo deste estudo foi avaliar a Governança de TI, utilizando um método próprio, o qual foi possível verificar a percepção da capacidade dos processos e identificar a problemática a eles relacionada. A aplicação do método foi realizada na Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) e os processos elegidos para avaliação foram os de nível estratégico indicados no COBIT 5, que fazem parte do domínio EDM. O levantamento dos dados foi feito a partir de questionários que englobaram todos os servidores de TI da instituição. Após o levantamento dos dados, estes foram submetidos ao grupo focal composto apenas pelos diretores e o superintendente do setor de Tecnologia da Informação para validação e criação de um plano de ação. Dos itens analisados, foram encontradas oportunidades de melhorias nos domínios que tratam da garantia de definição e manutenção do modelo de governança, e da garantia da otimização do risco e de recursos relacionados à TI. Os principais pontos a serem melhorados estão contidos no plano de ações e, dentre eles, estão a criação de um sistema de recompensas, gerenciamento da gestão de riscos, atendimento das necessidades dos recursos de TI e a delegação de pessoas para execução da gestão de recursos de TI. O resultado confirma que o método utilizado para o levantamento dos dados se mostrou eficiente em face do reconhecimento demonstrado pelos gestores. Foram apontados ainda os processos que devem ser tratados para mitigar ameaças relevantes.

Interna - 1149369 - ANATALIA SARAIVA MARTINS RAMOS
Presidente - 3636721 - DANIEL DE ARAUJO MARTINS