Banca de DEFESA: FERNANDA DE MEDEIROS FERREIRA AQUINO

DISCENTE : FERNANDA DE MEDEIROS FERREIRA AQUINO
DATA : 13/09/2019
LOCAL: NEPSA II

Serviço de Informação e Referência da Biblioteca Central Zila Mamede: estudo do comportamento informacional dos usuários com vistas à melhoria do serviço de normalização.

Bibliotecas – Serviço de Referência. Bibliotecas Universitárias – Estudo de Usuários. Comportamento Informacional. Gestão da Informação.

Este estudo do comportamento informacional na área da Ciência da Informação visa contribuir com a gestão da informação. Para tanto, objetiva aprimorar o Setor de Informação e Referência (SIR) da Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM), unidade de informação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por meio da proposição de melhorias para o serviço de normalização. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada, de caráter exploratório, com abordagem qualitativa, pautada no método quadripolar. O universo da pesquisa foi formado pelas bibliotecas públicas universitárias brasileiras, com amostra composta pelas bibliotecas que dispõem de Biblioteca Central, bem como pelos usuários que utilizaram o Serviço de Informação e Referência (SIR) da BCZM no período de junho a julho de 2018. Foram aplicados questionários aos usuários da BCZM e aos bibliotecários responsáveis pelas bibliotecas centrais. A respeito dos sites, foram realizadas análise das páginas institucionais com vistas ao mapeamento destes. Em relação às informações coletadas, utilizou-se a análise de conteúdo complementado pela técnica de estatística descritiva, com a média aritmética simples e de percentuais. Como resultado, foi obtido um público bem aderente às novidades trazidas pela tecnologia, ressaltando assim a importância da implantação de uma plataforma para atendimento virtual em tempo real. E, com a análise dos sites e retorno dos bibliotecários responsáveis, constatou-se que ações simples, que visem facilitar o processo de normalização junto ao usuário, podem ser implantadas a exemplo da disponibilização de template ODT (Open Document), guia, gerenciadores de referência e vídeo-aulas. Entretanto, os usuários da BCZM ressaltaram a importância da divulgação das ações desenvolvidas, para obter o sucesso e a aderência ao serviço de normalização virtual.

Externa à Instituição - ELIANE BEZERRA PAIVA - UFPB
Interna - 1132649 - GABRIELLE FRANCINNE DE SOUZA CARVALHO TANUS