Banca de DEFESA: ANA CRISTINA DA SILVA LOPES

DISCENTE : ANA CRISTINA DA SILVA LOPES
DATA : 14/08/2019
LOCAL: NEPSA II

COMPORTAMENTO DE BUSCA DE INFORMAÇÃO DOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO DA ÁREA DE SAÚDE DA UFRN NO USO DO PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES: PARÂMETROS PARA O DESENVOLVIMENTO DE AÇÕES DE  COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO

Comportamento de Busca de Informação. Competência em Informação. Portal de Periódicos da CAPES.

Em meio a um grande número de fontes de informação disponíveis, os estudantes de graduação se deparam com o desafio de identificar as fontes mais adequadas para a realização de suas pesquisas acadêmicas, bem como de desenvolver habilidades e competências para utilizar as ferramentas de pesquisa. A partir desta premissa, objetiva-se identificar o comportamento de busca de informação dos alunos de graduação da área da Saúde da UFRN, visando estabelecer parâmetros para o desenvolvimento de ações de competência em informação com ênfase no uso do Portal de Periódicos da CAPES. Para cumprir o objetivo, foi realizada uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa, aplicada aos alunos concluintes dos cursos de graduação da área da Saúde da UFRN. Como instrumento de coleta de dados, foi utilizado um questionário estruturado, construído de acordo com o Framework para a Competência em Informação para o Ensino Superior (ACRL, 2016). Com a aplicação da pesquisa constatou-se que, de acordo com o comportamento de busca, os alunos pesquisados apresentam, de modo parcial, características da competência em informação no uso do Portal de Periódicos da CAPES, resultado que possibilitou a proposta de ações que visam potencializar o uso do referido Portal.

Presidente - 2086430 - FERNANDO LUIZ VECHIATO
Externa à Instituição - GABRIELA BELMONT DE FARIAS - UFC
Interna - 1225081 - LUCIANA DE ALBUQUERQUE MOREIRA
Notícia cadastrada em: 29/07/2019 10:27