Banca de QUALIFICAÇÃO: STHONE ARRUDA NEVES RAMALHO

DISCENTE : STHONE ARRUDA NEVES RAMALHO
DATA : 19/12/2018
LOCAL: NEPSA II - Auditório 01

PROPOSTA PARA A POLÍTICA ARQUIVÍSTICA DO ARQUIVO GERAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Política Arquivística. Gestão da Informação. Fluxo da Informação. Gestão de Documentos. Arquivos Universitários. Arquivo Geral – UFRN.

O gerenciamento das informações é uma das principais ferramentas de apoio nos processos de tomada de decisão na administração pública. Para tanto, os arquivos institucionais devem desenvolver e consolidar uma política arquivística que contemple a gestão documental, visando ações de melhoria na produção, utilização e localização das informações. Nesse contexto, esta pesquisa questiona de que forma a falta de uma política arquivística interfere no efetivo funcionamento das práticas de gestão de documentos e de acesso às informações em um arquivo universitário. Então, para tentar responder ao problema da pesquisa, objetiva-se desenvolver uma proposta de política arquivística para o Arquivo Geral da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Para atender a este propósito, pretende-se, enquanto objetivos específicos: levantar diretrizes de políticas arquivísticas de outras IFES no Brasil; Realizar um diagnóstico arquivístico no Arquivo Geral da UFRN; e, identificar as principais dificuldades decorrentes da falta de uma política em um arquivo universitário. Buscamos desenvolver uma reflexão teórica sobre a gestão e fluxo das informações, gestão de documentos, política arquivística e a situação arquivística nas IFES. Tratar-se-á de uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, a ser desenvolvida mediante pesquisa-ação. Para tanto, buscaremos utilizar instrumentos de coleta de dados como: pesquisa documental, observação participante e entrevista semiestruturada. O campo da pesquisa será o Arquivo Geral da UFRN por se tratar da unidade central de arquivamento, além de se constituir como o setor responsável pela elaboração e execução de programas e atividades de gestão documental na Instituição. A partir desse levantamento é que poderemos obter os insumos necessários à elaboração de uma política arquivística para o Arquivo Geral da UFRN.

Externo ao Programa - 1132649 - GABRIELLE FRANCINNE DE SOUZA CARVALHO TANUS
Externo à Instituição - JULIANNE TEIXEIRA E SILVA