Banca de QUALIFICAÇÃO: JOYANNE DE SOUZA MEDEIROS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOYANNE DE SOUZA MEDEIROS
DATA : 19/12/2018
HORA: 10:30
LOCAL: NEPSA II - Auditório 01
TÍTULO:

PERCEPÇÕES DE DOCENTES E DISCENTES SOBRE EMBARGO E ACESSO ABERTO À PRODUÇÃO ACADÊMICA: ESTUDO NA FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DO TRAIRI DA UFRN


PALAVRAS-CHAVES:

Embargo de publicação. Acesso aberto. Produção acadêmica. Teoria da ação racional. 

Aborda a percepção de uma comunidade acadêmica em relação ao embargo de trabalhos de conclusão de curso. Discute em sua fundamentação teórica, a Gestão da Informação como forma de organizar a informação com vistas a sua recuperação, destacando a Gestão da Informação Científica na perspectiva de tratar a informação neste âmbito. Discorre sobre a produção científica enfatizando a necessidade das pesquisas serem divulgadas entre os pares e à sociedade, e com isso advém o desenvolvimento da ciência e sociedade. No prisma da comunicação das pesquisas, explana sobre o Acesso aberto enquanto movimento global que busca à ampla disseminação dos resultados de pesquisas, de modo a promover o acesso igualitário à informação. Disserta sobre o embargo de publicação juntamente com suas práticas e aspectos legais que podem justificar essa restrição. Para tanto, essa pesquisa objetiva descrever os fatores que influenciam na intenção do uso do embargo pela comunidade acadêmica da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi da Universidade Federal do Rio Grande do Norte na Biblioteca Digital de Monografias. A partir disso, os objetivos específicos estão pautados em identificar as crenças e normas subjetivas da comunidade acadêmica sobre o embargo; conhecer a intenção e atitudes a favor do Acesso aberto aos trabalhos de conclusão de curso da unidade acadêmica; e propor ações para sensibilizar os autores no sentido de entender a importância da disponibilização imediata das suas pesquisas para a sociedade e da amplitude de público que poderá ser alcançada por meio do Acesso aberto. Nesse contexto, a questão que norteia esse estudo se traduz em quais fatores podem influenciar a intenção do uso do embargo nos trabalhos finais, em uma faculdade pública? Essa pesquisa é de natureza descritiva, com abordagem quantitativa, o método de estudo escolhido é a pesquisa de levantamento, e o instrumento é o questionário. Por fim, utiliza-se a Teoria da Ação Racional para a construção do questionário, além de subsidiar a análise dos resultados. 


PÁGINAS: 92
RESUMO:

Aborda a percepção de uma comunidade acadêmica em relação ao embargo de trabalhos de conclusão de curso. Discute em sua fundamentação teórica, a Gestão da Informação como forma de organizar a informação com vistas a sua recuperação, destacando a Gestão da Informação Científica na perspectiva de tratar a informação neste âmbito. Discorre sobre a produção científica enfatizando a necessidade das pesquisas serem divulgadas entre os pares e à sociedade, e com isso advém o desenvolvimento da ciência e sociedade. No prisma da comunicação das pesquisas, explana sobre o Acesso aberto enquanto movimento global que busca à ampla disseminação dos resultados de pesquisas, de modo a promover o acesso igualitário à informação. Disserta sobre o embargo de publicação juntamente com suas práticas e aspectos legais que podem justificar essa restrição. Para tanto, essa pesquisa objetiva descrever os fatores que influenciam na intenção do uso do embargo pela comunidade acadêmica da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi da Universidade Federal do Rio Grande do Norte na Biblioteca Digital de Monografias. A partir disso, os objetivos específicos estão pautados em identificar as crenças e normas subjetivas da comunidade acadêmica sobre o embargo; conhecer a intenção e atitudes a favor do Acesso aberto aos trabalhos de conclusão de curso da unidade acadêmica; e propor ações para sensibilizar os autores no sentido de entender a importância da disponibilização imediata das suas pesquisas para a sociedade e da amplitude de público que poderá ser alcançada por meio do Acesso aberto. Nesse contexto, a questão que norteia esse estudo se traduz em quais fatores podem influenciar a intenção do uso do embargo nos trabalhos finais, em uma faculdade pública? Essa pesquisa é de natureza descritiva, com abordagem quantitativa, o método de estudo escolhido é a pesquisa de levantamento, e o instrumento é o questionário. Por fim, utiliza-se a Teoria da Ação Racional para a construção do questionário, além de subsidiar a análise dos resultados. 


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - FERNANDO CÉSAR LIMA LEITE
Interno - 2086430 - FERNANDO LUIZ VECHIATO
Presidente - 6356567 - NADIA AURORA VANTI VITULLO
Notícia cadastrada em: 07/12/2018 09:24
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao