Banca de DEFESA: JAILMA DA SILVA MEDEIROS

DISCENTE : JAILMA DA SILVA MEDEIROS
DATA : 31/10/2018
LOCAL: NEPSA II - Auditório 02

IMPLANTAÇÃO DE CAMPOS E PROPOSTAS DE GERENCIAMENTO DA COLEÇÃO DE ETNOLOGIA DO MUSEU CÂMARA CASCUDO/UFRN NO SISTEMA ACERVUS/UFRN

Gestão da informação. Gestão de Coleções. Coleção de Etnologia. Museu Câmara Cascudo. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Sistema ACERVUS.

Este trabalho consiste numa pesquisa sobre gestão de coleções museológicas.  O objetivo foi implementar campos no Sistema ACERVUS para catalogar a Coleção de Etnologia do Museu Câmara Cascudo (MCC) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Também foram sugeridos outros processos que permitam um gerenciamento adequado deste patrimônio. Para isto, ancorou-se principalmente em normas e políticas museológicas. O Sistema ACERVUS foi desenvolvido pela Superintendência de Informática da UFRN e possibilita a inclusão de campos conforme a necessidade de cada coleção. Para que estas intervenções estejam em consonância com as exigências da Gestão da Informação e os princípios museológicos, as seguintes ações foram realizadas: análise das legislações, diretrizes e normas relacionadas a estas temáticas; levantamento documental e do fluxo da Coleção de Etnologia do MCC e a realização de entrevistas no formato de grupo focal. A ideia foi discutir as necessidades informacionais e, assim, poder contribuir de forma mais assertiva para a melhoria do Sistema ACERVUS. Estes procedimentos foram norteados pela metodologia da pesquisa-ação. Neste método, o pesquisador é concomitantemente participante da pesquisa e, por sua vez, busca resolver ou esclarecer problemas propostos na situação observada. Como sustentação teórica, foram pesquisados autores que versam sobre Gestão da informação, Sistemas de informação e Gestão de coleções. A principal dificuldade encontrada neste trabalho foi o fato de que todos os objetos deste estudo estavam em fase de implantação, reestruturação ou transformação. Como resultados, os campos no Sistema ACERVUS para a catalogação da Coleção de Etnologia do MCC foram efetivamente criados. Também foram apresentadas propostas que possibilitem o gerenciamento de coleções conforme recomendações do Comitê Internacional de Documentação do Conselho Internacional de Museus. Espera-se que esta pesquisa contribua para dar maior acessibilidade aos acervos da UFRN.

Externo ao Programa - 1616977 - EVERARDO ARAUJO RAMOS
Presidente - 1225081 - LUCIANA DE ALBUQUERQUE MOREIRA
Externo à Instituição - RENATA CARDOZO PADILHA - UFSC
Notícia cadastrada em: 19/10/2018 15:43