Banca de DEFESA: LUTEMBERG LIMA DE MEDEIROS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUTEMBERG LIMA DE MEDEIROS
DATA : 30/09/2024
HORA: 14:00
LOCAL: A definir
TÍTULO:

ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA: UMA MATRIZ TEÓRICA PARA AVALIAÇÃO DE ABORDAGENS NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA



PALAVRAS-CHAVES:

Alfabetização científica e tecnológica, ensino de ciências, matriz teórica

 


PÁGINAS: 303
RESUMO:

Esta tese se inscreve nas reflexões acerca dos objetivos para o Ensino de Ciências (EC), que contemplem a formação da Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) em termos epistemológicos e pedagógicos e seus desdobramentos concernentes ao exercício da cidadania, forjada em uma atual conjuntura sociopolítica da humanidade complexa, imersa em tensões climáticas, humanitárias, ambientais e sanitárias cada vez mais amplificadas, abrangendo ainda, de forma preocupante, uma atmosfera negacionista e conspiratória. Nossa hipótese é que a ACT, no contexto brasileiro, possui múltiplas concepções e práticas de ensino, condizentes com a polissemia do termo. Face ao exposto, nesta pesquisa objetivamos analisar como a Pesquisa em Educação em Ciências concebe a ACT e é retroalimentada por essas concepções. Para alcançar a meta supracitada, buscamos: (I) identificar elementos estruturantes de propostas e concepções de ACT na literatura; (II) elaborar uma matriz teórica para caracterizar a ACT; e (III) validar a matriz no banco de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). A matriz, enquanto ferramenta teórico-metodológica, além de referencial teórico, é também o referencial metodológico (Sánchez Gamboa, 2012) para a análise paradigmática da produção científica. A validação do conteúdo da matriz se deu pela referencialização (Figari, 1996), orquestrando um quadro de referências para sua avaliação. Por sua vez, os níveis paradigmáticos (metodológico, teórico, epistemológico e ontológico) da matriz, que nos permitem instituir três tipos de abordagens da ACT, foram validados pelo levantamento bibliográfico na BDTD. O processo de validação transcorreu à medida que a matriz proposta efetivamente auxiliou na diferenciação, reconhecimento e sistematização das diversas abordagens promotoras de ACT Tipos I, II e III, circunscritas no contexto do Ensino de Ciências. Os resultados sinalizam as potencialidades de aplicação do constructo, ao passo que também foi possível apontar algumas limitações. Notadamente, a matriz proposta permitiu identificar tendências, congruências, bem como disparidades e lacunas, possibilitando uma análise abrangente do campo investigado. Esse processo revelou, em particular, os fatores que podem contribuir para o silenciamento da tecnologia no silogismo e para a externalização de um desequilíbrio entre as teorias pedagógicas e epistemológicas. Além disso, permitiu a visualização das repercussões dessas discrepâncias, especialmente considerando suas implicações diretas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1630751 - JOSIVANIA MARISA DANTAS
Interna - 3321606 - MARCIA GORETTE LIMA DA SILVA
Externa ao Programa - 1718598 - Fernanda Marur Mazze - UFRNExterno à Instituição - ALBINO OLIVEIRA NUNES - IFRN
Externa à Instituição - BRUNA HERCULANO DA SILVA BEZERRA - UFPE
Externa à Instituição - ROSANA FRANZEN LEITE - UNIOESTE
Notícia cadastrada em: 09/09/2024 14:08
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