Banca de DEFESA: LIVIA FERNANDES DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LIVIA FERNANDES DOS SANTOS
DATA : 24/09/2024
HORA: 14:30
LOCAL: Auditorio do CCET
TÍTULO:

RESSIGNIFICADOS DA PRÁTICA DE UMA DOCENTE DA RESEX CHICO MENDES NO ENSINO DE CIÊNCIAS: Uma análise a partir de Stephen Ball


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Ciências; Stephen Ball; Prática Docente; Resex.


PÁGINAS: 124
RESUMO:

A fundação das escolas, em 1983, na Reserva Extrativista Chico Mendes, no município de Xapuri/AC, surge a partir da luta de seringueiros sobre a necessidade de alfabetização da população. Estas escolas rurais apresentam particularidades específicas em função da sua própria constituição e sobre o seu papel. A Escola Rural União, localizada no Seringal Floresta, comunidade Rio Branco desta unidade de conservação, foi o nosso lócus de pesquisa. Com contexto escolar multisseriado, histórico, geográfico e de preservação ambiental, professores com contratos temporários, entre outros, nos inquietou saber como ocorre a prática pedagógica de uma professora que nasceu, criou-se e vive na região, e estudou neste espaço de ensino que atua como docente. O objetivo do estudo foi identificar elementos que caracterizam a prática desta docente nesta escola. Por meio da abordagem metodológica qualitativa e da pesquisa narrativa, realizamos entrevistas semiestruturadas com perguntas sobre as atividades escolares (planejamento para aulas da docente) e a relação com as orientações e materiais da SEE, particularmente, nas aulas de ciências. Utilizamos elementos da Análise Textual Discursiva (ATD) de Moraes e Galiazzi (2020) para analisar o discurso no contexto da prática, segundo elementos da perspectiva de Stephen Ball (2011), buscando compreender os sentidos expressos das orientações educacionais para o ensino rural do Acre na atuação da docente, identificando aspectos da sua prática. Como principais resultados, inferimos que na materialização do planejamento e prática da professora emergem elementos relacionados ao nivelamento escolar, leitura e escrita, criatividade no uso dos recursos e materiais didáticos, conteúdos relacionados ao cotidiano e à realidade local. A dedicação e a preocupação com o processo de ensino-aprendizagem surgem da estreita relação da professora com a região. A docente ressignifica sua prática a partir da releitura dos documentos orientadores educacionais do Acre, na qual adequa à sua realidade no planejamento das suas aulas, das atividades escolares, na organização da sua sala de aula, na execução das atividades e na avaliação, buscando dar sentido à educação para os moradores desta localidade que reconhecem a escola como espaço de liberdade, oportunidade e esperança.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3321606 - MARCIA GORETTE LIMA DA SILVA
Interna - ***.742.017-** - MIDIÃ MEDEIROS MONTEIRO - NÃO INFORMADO
Externo à Instituição - ALINE ANDRÉIA NICOLLI - UFAC
Externa à Instituição - JULIANNE GABRIELLE TAVARES DE MEDEIROS
Externa à Instituição - KYARA MARIA DE ALMEIDA VIEIRA - UFERSA
Notícia cadastrada em: 02/09/2024 16:54
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao