Banca de QUALIFICAÇÃO: WGUINEUMA PEREIRA AVELINO CARDOSO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : WGUINEUMA PEREIRA AVELINO CARDOSO
DATA : 15/05/2023
LOCAL: https://meet.google.com/pgm-euts-bqt

Crenças sobre o ensino de matemática no curso de Licenciatura em Matemática da UFRN

Formação docente; ensino de Matemática; Educação Matemática.

A presente pesquisa emergiu das experiências vivenciadas nas investigações que realizamos sobre o campo da Educação Matemática na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e fomentada por outras pesquisas que se relacionam às tensões e divergências quanto ao campo de formação docente de matemática que atua na Educação Básica. Sua relevância está ancorada na perspectiva de fortalecer a formação docente por meio de discussões e reflexões geradas a partir dos resultados desta investigação. Nesse sentido, procuramos investigar as crenças dos docentes de matemática e dos estudantes dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Matemática, da UFRN sobre o profissionalismo docente, em especial, sobre o ensino de Matemática na formação do professor de matemática, de modo a inferir acerca da resistência ao campo da Educação Matemática. Utilizamos como metodologia uma abordagem qualitativa e quantitativa com técnicas exploratórias para analisar e coletar dados relacionados às crenças dos professores e dos estudantes. Os instrumentos utilizados na coleta dos dados foram dois questionários eletrônicos, sendo um direcionado para os professores e outro para os estudantes. O local para coleta dos dados foi a UFRN. Realizamos estudos bibliográficos apoiados na História da Educação Matemática e nos construtos teóricos de autores da Filosofia, da História, da Educação e da Educação Matemática para refletir sobre alguns acontecimentos que revelam dispositivos de resistência com efeitos de relação poder-saber ao campo da Educação Matemática, antes e depois de sua constituição e consolidação. Os dados coletados passaram por tratamento estatístico, a saber: organização dos dados em tabelas e gráficos, frequências, médias, desvios padrão e Índices de Tipicidade e Polaridade. Também empregamos a análise de conteúdo de Bardin (1977). O sentido desta análise coaduna com a seguinte proposta de tese: algumas crenças dos docentes de Matemática e dos estudantes de Licenciatura em Matemática sobre o profissionalismo do professor de matemática no contexto da formação inicial estão associadas a um ensino de Matemática resistente ao campo da Educação Matemática. A análise dos dados quantitativos aponta que as crenças ainda permanecem com uma tendência para o ensino transmissivo, e os dados qualitativos mostram que ainda persistem perspectivas formativas de um matemático, com algumas disciplinas sendo desenvolvidas sem diferenças para o bacharel e o licenciando em Matemática. A partir dos resultados, é possível inferir que algumas crenças dos professores e dos estudantes sobre o ensino de Matemática influenciam e potencializam a resistência ao campo da Educação Matemática.

Presidente - 3315007 - LILIANE DOS SANTOS GUTIERRE
Interno - 2298026 - ISAURO BELTRAN NUNEZ
Externa ao Programa - 2527364 - MARTA FIGUEREDO DOS ANJOS - UFRNExterna à Instituição - DANIELLA ASSEMANY DA GUIA - UFRJ
Externo à Instituição - ANA CRISTINA FERREIRA - UFOP