Banca de QUALIFICAÇÃO: KALINE MARTINS ARAÚJO

DISCENTE : KALINE MARTINS ARAÚJO
DATA : 28/04/2023
LOCAL: HTTPS://MEET.GOOGLE.COM/NWU-JECA-QID

Uma História do Curso de Especialização em Ensino de Ciências Naturais E Matemática (EECNM) Do IFRN - Campus Macau – Com Ênfase No Ensino De Matemática (2015 a 2023).

EECNM, Macau, IFRN, Especialização, Matemática.

A pesquisa apresenta uma versão historiográfica sobre as contribuições e/ou limitações do curso de Especialização em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (EECNM), do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) – Campus Macau – Rio Grande do Norte (RN). Está centrada no estudo da História do Tempo Presente (HTP), e se justifica pela importância à formação continuada de professores de Matemática da cidade de Macau/RN e região.  Assim, questiona-se: quais foram às contribuições e/ou limitações (se é que existiram) que a EECNM proporcionou à formação continuada de professores de Matemática da cidade de Macau/RN e região? Objetiva-se, portanto, narrar uma história sobre o curso de Especialização em Ensino de Ciências Naturais e Matemática, existente no IFRN – Campus Macau - na perspectiva do ensino de Matemática. Para tanto, recorre-se aos pressupostos de autores que discutem História, Historiografia, Formação de Professores e Educação Matemática. Nesse campo investigativo historiográfico, lançou-se mão de fontes escritas - documentos sobre a instituição de ensino e a EECNM e, fontes orais, quando se recorreu à memória dos envolvidos no percurso histórico narrado, por meio de entrevistas semiestruturadas. De natureza qualitativa, combinamos procedimentos metodológicos distintos para análise dos dados, fazendo com eles uma triangulação de forma a obter alguns resultados, a saber: a EECNM contribuiu positivamente aos egressos, na prática didática, produção científica e na carreira docente, proporcionando inclusive conhecimentos inerentes ao seu desenvolvimento intrapessoal. No referente às limitações, aponta-se para um aspecto da regulamentação do curso, pois o ordenamento curricular em que as disciplinas são oferecidas, e as regras para seleção dos alunos da especialização criam entraves durante processo seletivo. Outro fator limitante percebido foi acerca da pouca procura por essa especialização nos últimos editais de seleção. Portanto, julga-se que esse trabalho compreende um importante registro historiográfico das contribuições e limitações da EECNM, do IFRN, campus Macau, à formação continuada de professores de Matemática da cidade de Macau e região, desde a sua implantação à atualidade (ano de 2023), apontando uma compreensão mais abrangente de sua representatividade na região central potiguar e para a Educação Matemática brasileira.

Presidente - 3315007 - LILIANE DOS SANTOS GUTIERRE
Interno - 3147364 - ADRIEL GONCALVES OLIVEIRA