Banca de DEFESA: BARBARA THEES FERREIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : BARBARA THEES FERREIRA
DATA : 31/03/2023
HORA: 15:00
LOCAL: a definir
TÍTULO:

A LINGUAGEM NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA: PESQUISAS FUNDAMENTADAS NA TEORIA DA OBJETIVAÇÃO 


PALAVRAS-CHAVES:

Linguagem. Educação Matemática. Teoria da Objetivação. Educação Básica. Estado do conhecimento. 


PÁGINAS: 131
RESUMO:

A presente pesquisa se insere no contexto de investigações acerca da relação entre a linguagem e a Educação Matemática. Considerando a pluralidade de referenciais teóricos sobre a temática, optamos por desenvolver esse estudo a partir da perspectiva histórico-cultural, com base nos escritos de Vigotski e na Teoria da Objetivação preconizada por Luis Radford. Assim, definimos como objetivo geral compreender como a linguagem e sua relação com o ensino-aprendizagem de matemática na Educação Básica são consideradas em teses e dissertações brasileiras fundamentadas na Teoria da Objetivação. Mais especificamente, buscamos: (a) identificar teses e dissertações que se fundamentam na Teoria da Objetivação, cujas pesquisas foram realizadas em contextos da Educação Básica brasileira, e situar aquelas que discutem sobre a linguagem e a sua relação com o processo de ensino-aprendizagem da matemática; (b) descrever e analisar aspectos relativos à abordagem da linguagem e da sua relação com o processo de ensino-aprendizagem da matemática nas teses e dissertações identificadas. Com intuito de alcançar os objetivos traçados em nossa investigação, realizamos uma pesquisa bibliográfica inspirada no Estado do Conhecimento com base nas orientações de Fiorentini e Lorenzato (2006), Romanowski e Ens (2006), Vasconcellos, Souza e Silva (2020) e Morosini, Nascimento e Nez (2021). A partir da definição de descritores, coleta na base de dados do Portal Capes e aplicação de critérios pré-definidos, foram identificadas doze teses e dissertações que tratam do processo de ensino-aprendizagem de matemática em contextos da Educação Básica fundamentadas na Teoria da Objetivação. A síntese preliminar do corpus de análise indicou a predominância de pesquisas voltadas para o processo de ensino-aprendizagem da álgebra nos anos finais do ensino fundamental. A análise do corpus deu-se a partir de três categorias definidas a priori: concepção de linguagem, papel da linguagem na aprendizagem e representações da linguagem. Com isso, destacamos que: nem todas as pesquisas conceitualizam a linguagem; as pesquisas apresentaram concepções de linguagem enquanto meio de interação social, modalidade do corpo, expressão/manifestação do pensamento e meio semiótico/artefato cultural. Dentre as principais funções da linguagem evidenciadas pelas pesquisas, temos: interação social, comunicação, expressão/manifestação do pensamento, mediação e organização do pensamento.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1543391 - CLAUDIANNY AMORIM NORONHA
Interna - 1169920 - BERNADETE BARBOSA MOREY
Externa ao Programa - 2382411 - LUANNA PRISCILA DA SILVA GOMES - UFRNExterna ao Programa - 2507717 - TATYANA MABEL NOBRE BARBOSA - UFRNExterno à Instituição - PABLO JOVELLANOS DOS SANTOS LIMA - SME
Externo à Instituição - PAULO GONÇALO FARIAS GONÇALVES - UFCA
Notícia cadastrada em: 15/03/2023 13:31
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