Banca de DEFESA: JULIANA RODRIGUES FERREIRA

DISCENTE : JULIANA RODRIGUES FERREIRA
DATA : 05/12/2022
LOCAL: https://meet.google.com/cmn-vbke-gdq

A aprendizagem para a docência no desencadeamento de ações no CluMat a partir da sistematização da síntese histórica do conceito de Número Natural

Clube de matemática. Síntese histórica do conceito. Aprendizagem do conceito de Número Natural. Aprendizagem para a docência.

Nesta pesquisa temos como discussão central a aprendizagem dos conhecimentos necessários no processo de aprendizagem para docência de professores de Matemática a partir da sistematização da síntese histórica do conceito de Números Naturais no Clube de Matemática da (CluMat). A pesquisa foi desenvolvida no curso de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática e é vinculada ao grupo Contar e ao projeto de extensão Clube de Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Nesse sentido, partimos da seguinte questão norteadora: como ocorre a aprendizagem para a docência no desencadeamento de ações no CluMat/UFRN? Temos como objetivo investigar a aprendizagem para a docência no desencadeamento de ações no CluMat/UFRN. Para tanto, utilizamos como aporte teórico os pressupostos da Teoria Histórico-Cultural de Vigotski (1991), da Teoria da Atividade de Leontiev (1983) e os elementos teórico-metodológicos da Atividade Orientadora de Ensino proposta por Moura (1996). Na busca por levantamento de respostas ao nosso questionamento, organizamos a coleta de informações em dois momentos constitutivos: observação e apreensão da realidade. Para a observação, utilizamos os recursos de vídeo-gravação e diário de campo da pesquisadora. Para apreendermos a realidade estudada, aplicamos um questionário e desenvolvemos uma sessão reflexiva ao final do processo de estudo e sistematização da síntese histórica do conceito de Número Natural no CluMat/UFRN, a partir desses instrumentos selecionamos episódios e cenas que compuseram nossos eixos de análise. A análise foi organizada em episódios e cenas (MOURA, 2004) que são apresentados em três eixos de análise: 1) Síntese histórica do conceito; 2) Conhecimento matemático; e 3) Movimento formativo. O primeiro eixo de análise ressaltou a importância do estudo e reflexão do movimento lógico e histórico para aprender sobre o conceito de Número Natural e para a elaboração da situação desencadeadora de aprendizagem. O Segundo eixo de análise evidenciou o modo de organização do CluMat como possibilidade para a aprendizagem de conhecimentos sobre o conceito de Número Natural e, consequentemente, para o planejamento de ações de ensino que podem mobilizar o desenvolvimento do pensamento teórico do aluno, assim como, destaca a organização de ensino como veículo de aprendizagem para a docência. O terceiro eixo de análise mostrou que o desenvolvimento compartilhado de ações no CluMat permitiu que as participantes se apropriassem de elementos inerentes à docência, destacando-se a reflexão teórica e a atuação prática como possíveis elementos para a conceber um modo geral de ação docente. Os resultados nos deram indícios de que, ao apreenderem um modo geral de organizar o ensino, os professores podem estar aprendendo sobre o trabalho docente, visto que o desenvolvimento das ações do clube demonstra aprendizagem de conhecimentos necessários para a prática docente, estabelecendo um movimento de aprendizagem para a docência em Matemática a partir da sistematização da síntese histórica do conceito de Número Natural no contexto do Clube de Matemática da UFRN.

Presidente - 1543391 - CLAUDIANNY AMORIM NORONHA
Externa ao Programa - 2382411 - LUANNA PRISCILA DA SILVA GOMES - UFRNExterno à Instituição - FREDY ENRIQUE GONZALEZ - UPEL
Externa à Instituição - SANDRA APARECIDA FRAGA DA SILVA - IFES
Externa à Instituição - SIMONE POZEBON - UFSM