Banca de QUALIFICAÇÃO: FELLIPE ALBANO MELO DO NASCIMENTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FELLIPE ALBANO MELO DO NASCIMENTO
DATA : 31/10/2022
LOCAL: Videoconferência plataforma meet

Atividades experimentais: implicações para o ensino de CIÊNCIAS no ENSINO fundamental anos iniciais

atividades experimentais; motivação para aprender ciências; estratégias didáticas práticas

As atividades experimentais podem ser consideradas uma das mais importantes e difundidas estratégias didáticas no ensino de ciências. Utilizadas com o objetivo de diagnóstico, reconstrução de concepções alternativas, ou até mesmo como uma promissora proposta dentro de um ideal sociointeracionista quando aplicadas em uma abordagem investigativa, essas atividades podem ser compreendidas de diversas formas com base em a forma de sua execução. Frente a isso, o presente estudo buscou responder a diferentes questionamentos acerca dessa temática em consonância com o ensino de ciências. Dentre os objetivos aqui propostos, nossa investigação analisou as produções acadêmicas publicadas em 5 periódicos de grande relevância no ensino de ciências nos últimos 10 anos. Além disso, buscamos avaliar a influência da motivação dos estudantes em estudar ciências, quando temos a atividade experimental como fator de motivação extrínseca dentro de uma perspectiva da Teoria da Autodeterminação, Além da compreensão acerca da motivação do estudante, o estudo buscou explorar as concepções de professoras polivalentes sobre o uso dessa estratégia em turmas do Ensino Fundamental Anos Iniciais. Dentre os resultados até agora analisados, é possível perceber as Atividades Experimentais (AE) como estratégias promissoras para motivação para a aprendizagem de ciências. A pesquisa nos permitiu identificar diferentes formas de abordagem das AE e como elas tem se relacionado com o ensino de ciências. Referente à relação das professoras polivalentes frente às atividades experimentais, os resultados obtidos aqui nos faz ter uma perspectiva acerca das concepções trazidas por 10 professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Com base nessas concepções, colhidas por meio de opiniário e entrevistas, compreendemos aqui a necessidade de um olhar mais reflexivo para a formação inicial nos cursos de pedagogia.

Interna - 2200167 - MAGNOLIA FERNANDES FLORENCIO DE ARAUJO
Externo à Instituição - JORGE LUIZ FERREIRA RAMINELI - SEE