Banca de QUALIFICAÇÃO: JULIANNE GABRIELLE TAVARES DE MEDEIROS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JULIANNE GABRIELLE TAVARES DE MEDEIROS
DATA : 27/10/2022
HORA: 14:30
LOCAL: https://youtu.be/-yxAu2_I4io
TÍTULO:

UM MODELO DE CIÊNCIA ESCOLAR E AS CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DE GALPERIN: A AÇÃO DE ENSINAR COM BASE NA ARGUMENTAÇÃO-EXPLICAÇÃO CIENTIFICA ESCOLAR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES


PALAVRAS-CHAVES:

Argumentação; Formação de professores; Ensino de Ciências.


PÁGINAS: 85
RESUMO:

Estudos sobre o ensino da argumentação vem sendo desenvolvidos em vários países, entre os temas incluem-se a preparação docente para planejar e implementar atividades de ensino nas aulas de ciências. A literatura aponta modelos e propostas de ações. Nosso estudo busca investigar as contribuições das teorias psicológicas no sentido de orientar a organização de atividades docentes para o ensino da argumentação. Propomos um sistema didático para ensinar argumentação em um contexto de formação de professores de Ciências, com base no modelo de ciência escolar de argumentação-explicação desenvolvido pelo investigador Agustin Adúriz-Bravo (2008, 2012). Para tanto, foi realizado um aprofundamento no modelo de ensino e elaborado um conjunto de atividades apoiado em elementos da teoria por etapas das ações mentais e dos conceitos de P. Ya. Galperín, especificamente no sistema Galperin-Talízina. Posteriormente, as atividades serão implementadas em um curso com futuros professores de ciências e analisados os discursos dos participantes e dos materiais elaborados com relação a apropriação de elementos do modelo de ciência escolar de argumentação-explicação. Entendemos a nossa pesquisa como sendo qualitativa do tipo estudo de caso. Para a primeira parte deste estudo seguimos de etapa de elaboração e validação tanto bibliográfica como por especialistas. É nossa intenção realizar uma etapa de validação empírica. A implementação das atividades será na Universidade de Buenos Aires e na Universidade Federal do Rio Grande do Norte no curso de formação de professores de química. Como resultados, apresentaremos o conjunto de atividades, o qual foi revisto após a primeira ronda de validação realizada por alguns especialistas membros dos Grupos de Pesquisa Argumentação e Ensino de Ciências – ArgEC/UFRN e do Grupo de Pesquisa em de Epistemologia, História e Didática das Ciências Naturais – GEHyD/UBA. A coleta de dados na segunda etapa será realizada por meio dos registros obtidos a partir da resolução das atividades propostas. A análise da fase empírica terá como base a análise do discurso em conformidade com os pressupostos teóricos adotados. Como apontamentos iniciais da pesquisa, acreditamos poder possibilitar aos docentes por meio do ensino da argumentação, a orientação necessária para a elaboração e desenvolvimento de atividades argumentativas para serem utilizadas na sala de aula de Ciências.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3321606 - MARCIA GORETTE LIMA DA SILVA
Externa à Instituição - ANA CLAUDIA COULÓ - UBA
Externa à Instituição - MIDIÃ MEDEIROS MONTEIRO - UFERSA

Notícia cadastrada em: 13/10/2022 22:07
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao