Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA JUCIMEIRE DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA JUCIMEIRE DOS SANTOS
DATA : 02/09/2022
LOCAL: GOOGLE MEET

A FORMAÇÃO PARA DOCÊNCIA EM MATEMÁTICA: O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Programa Residência Pedagógica. Formação Docente. Teoria da Atividade

Esse trabalho trata da formação inicial de professores abordando em particular um dos programas recém-implementado nos cursos de licenciaturas que é o Programa Residência Pedagógica, instituído pela Portaria Nº 38 da Capes no ano de dois mil e dezoito. A pesquisa foi realizada com os licenciandos que participam do Núcleo de licenciatura em matemática, no Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES), na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A questão que está norteando essa pesquisa é: Como ocorre o processo de formação docente no Programa Residência Pedagógica de matemática no CERES/Caicó? A partir dessa questão traçamos como objetivo geral: Investigar o processo de formação docente no Programa Residência Pedagógica de matemática no CERES/Caicó. Nos pautamos como referencial teórico e metodológico na Teoria Histórico-Cultural de Vigostki e na Teoria da Atividade de Leontiev. Como percurso metodológico, inicialmente realizamos um levantamento das publicações sobre o Programa Residência Pedagógica para compreendermos melhor o nosso objeto de estudo e identificar possíveis contribuições que este trabalho pode oferecer. Posteriormente, foi realizada pesquisa de campo, no período entre julho a dezembro de dois mil e vinte e um, com a imersão da pesquisadora no contexto da pesquisa, utilizando os seguintes instrumentos para apreensão dos dados: observação participante, questionários, analise documental, diário de campo, entrevista semi-estruturada e sessão reflexiva. A análise dessas informações está sendo realizada buscando revelar unidades de análise, conforme foi definida por Vigotski (2009) e a apreensão da realidade está sendo exposta por meio de episódios segundo Moura (2004). Os dados estão sendo sistematizados em quatro eixos de análise, e ao final esperamos trazer elementos que possam contribuir para a discussão sobre o programa e a formação do professor que ensina matemática. Desse modo, pelo que foi possível analisar a partir dos dois eixos de analise produzidos, concluímos com a tese de que: a formação docente no Programa Residência Pedagógica de matemática do ceres/Caicó ocorre, mediante certas condições objetivas e subjetivas, no processo de imersão docente na escola que desencadeia a significação da atividade de ensino, por meio das experiencias compartilhadas entre os diferentes sujeitos.

Interna - 1543391 - CLAUDIANNY AMORIM NORONHA
Interna - 3321606 - MARCIA GORETTE LIMA DA SILVA
Externa ao Programa - 3059280 - HALANA GARCEZ BOROWSKY - UFRNExterna à Instituição - SIMONE POZEBON - UFSM
Notícia cadastrada em: 24/08/2022 21:16