Banca de QUALIFICAÇÃO: RONILDO NICODEMOS DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RONILDO NICODEMOS DA SILVA
DATA : 25/08/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Sala virtual do Google Meets, via link meet.google.com/pjo-rwwp-nqf
TÍTULO:

MATEMÁTICA E FAKE NEWS: REFLEXÕES DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

SOBRE CONSUMO DE NOTÍCIAS


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chaves: Desinformação. Educação Matemática. Educação Midiática. Pós-
verdade.


PÁGINAS: 52
RESUMO:

A matemática tradicionalmente é apresentada como um conhecimento pouco
acessível, estritamente lógico, racional e neutro, sendo constantemente
negligenciadas suas implicações políticas no âmbito escolar e social. Em um
período de pós-verdade, no qual fatos objetivos influenciam menos a opinião
pública do que apelos emocionais, grupos propagadores de desinformação,
geralmente com interesses econômicos e políticos, tentam manipular a opinião
pública e deslegitimar conhecimentos científicos já esgotados. Com muita
frequência esses movimentos propagam teorias conspiratórias intrinsicamente
relacionadas com questões quantitativas e essas ações podem impactar diretamente
no bom funcionamento das instituições democráticas. Nesse contexto, elaboramos
nossa questão de pesquisa: quais possíveis contribuições da Educação Matemática
na interpretação de notícias em um período de pós-verdade? Para responder esse
questionamento, delimitamos como objetivo geral analisar as principais notícias
falsas que foram amplamente disseminadas em redes sociais entre os anos de 2016
e 2021. Por se configurar como pesquisa documental, utilizaremos a teoria de Le
Goff (2003) para analisar, com um olhar na História do Tempo Presente, esses
documentos intencionalmente fabricados, cujo objetivo é manipular a opinião
pública. Utilizamos o Google Trends para localizar as maiores tendências de busca
do termo Fake News na internet e as identificamos com o auxílio das principais
plataformas nacionais de checagem de fatos, também conhecidas como fact-
checking. Como resultado, categorizamos os conhecimentos matemáticos que
estão relacionados com as principais fake News e desenvolvemos uma série de
atividades que permitam, com um olhar da educação matemática e midiática,
contribuir com uma leitura crítica das notícias. Por fim, ao desenvolvermos tais
análises, foi pretendido propiciar reflexões sobre democracia e a não neutralidade
da ciência, em especial, da matemática e sua intrínseca relação com os interesses
de grupos organizados na propagação de desinformação.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3147364 - ADRIEL GONCALVES OLIVEIRA
Interna - 3315007 - LILIANE DOS SANTOS GUTIERRE
Externa ao Programa - 2527364 - MARTA FIGUEREDO DOS ANJOS - UFRNExterna à Instituição - LUZIA BATISTA DE OLIVEIRA SILVA
Notícia cadastrada em: 12/08/2022 15:08
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