Banca de DEFESA: KALINE ANDREZA DE FRANCA CORREIA ANDRADE

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : KALINE ANDREZA DE FRANCA CORREIA ANDRADE
DATA : 21/07/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Remoto
TÍTULO:

UM ESTUDO SOBRE O AL-RISĀLA AL-MUHĪTĪYYA (1424) DE AL- KĀSHĪ E SUAS POTENCIALIDADES PEDAGÓGICAS


PALAVRAS-CHAVES:

História da Matemática; Matemática Islâmica Medieval; Teoria da Objetivação.


PÁGINAS: 111
RESUMO:

Nossa tese consiste em uma pesquisa documental e bibliográfica de caráter qualitativo que faz um estudo histórico e matemático do Tratado da Circunferência (al-Risāla al-Muhītīyya) escrito pelo estudioso islâmico al-Kāshī no ano de 1424 em Samarkanda no Uzbequistão. O referido tratado consiste da busca de uma melhor aproximação para a relação entre o comprimento da circunferência e o seu diâmetro tomando como comparação as aproximações existentes até então. O resultado obtido por al-Kāshī para a relação buscada foi um valor com precisão de dezesseis casas decimais, este foi obtido por um método iterativo de rápida convergência. Nossa tese tinha como objetivo destacar elementos do Tratado da Circunferência que apresentassem potencialidades pedagógicas para uso em sala de aula. Para alcançar nosso objetivo apoiamo-nos em conceitos da Teoria da Objetivação (TO), elaborada por Luis Radford e nas concepções deste autor sobre a articulação entre história da matemática e ensino de matemática. Também lançamos mão da metodologia de Análise de Textos Históricos de Matemática (ATHM) elaborada por Fumikazu Saito e colaboradores. O texto base para nossos estudos foi a
tradução russa do Tratado da Circunferência a partir da qual criamos uma versão de trabalho em português. Por meio do estudo histórico e matemático fizemos uma exposição das características exteriores da obra tais como
existência ou não de manuscritos e traduções, aspectos historiográficos e contextuais. Selecionamos treze excertos do texto e a partir de sua análise pudemos discorrer sobre questões históricas, epistemológicas, matemáticas e axiológicas encontradas no texto. Um dos resultados obtidos foi a constatação que os saberes incorporados pelo Tratado da Circunferência de al-Kāshī e o seu contexto possuem potencialidades pedagógicas que podem ser usadas em sala de aula alinhadas tanto a questões pedagógicas que favorecem uma formação mais ampla de professores, quanto o ensino de matemática, exemplificadas por meio da elaboração de duas atividades conforme a Teoria da Objetivação.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ANA CAROLINA COSTA PEREIRA - UECE
Presidente - 1169920 - BERNADETE BARBOSA MOREY
Externo à Instituição - FRANCISCO DE ASSIS BANDEIRA
Externo ao Programa - 346565 - JOHN ANDREW FOSSA - nullExterno à Instituição - SEVERINO CARLOS GOMES - IFRN
Notícia cadastrada em: 27/06/2022 16:41
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