Banca de QUALIFICAÇÃO: ROSANGELA ARAUJO DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ROSANGELA ARAUJO DA SILVA
DATA : 29/06/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Remoto
TÍTULO:

DISTINTOS OLHARES SOBRE O MESMO OBJETO MATEMÁTICO TENDO A TEORIA DA OBJETIVAÇÃO COMO SUBSÍDIO: AS EQUAÇÕES CÚBICAS NO TRATADO DE OMAR KHAYYAM


PALAVRAS-CHAVES:

Múltiplos olhares. Objeto Matemático. Omar Khayyam. Teoria da Objetivação. Tratado algébrico. 


PÁGINAS: 120
RESUMO:

A presente pesquisa tem como objetivo realizar, com o auxílio da Teoria da Objetivação (TO), um estudo sobre o Tratado Algébrico de Omar Khayyam, buscando apreender os caminhos que levem o professor de matemática em formação a desenvolver múltiplos olhares para o mesmo objeto matemático. Em períodos diferentes da história o saber em geral, e os objetos matemáticos em particular, foram vistos sob distintos olhares. O olhar de Omar Khayyam para uma equação cúbica e os elementos de sua resolução era peculiar, o texto do sábio islâmico desenvolve todas as resoluções das equações cúbicas por procedimentos geométricos. Assim, ao tratar dos distintos olhares ao mesmo objeto matemático, observa-se que a TO expõe a visão como um órgão cultural, como um ato coletivo que depende das interações e necessidades da sociedade, desse modo a visão em um determinado momento histórico tem suas particularidades, a qual é possível observar e comparar momentos históricos diferentes. Desse modo a tese proposta é: A Teoria da Objetivação possibilita um estudo (uma metodologia) que desenvolva no professor de matemática em formação a compreensão de que o mesmo objeto matemático pode ser visto por múltiplos olhares. Recorre-se a Hermenêutica de Profundidade para o estudo do texto histórico e ampara-se na Teoria da Objetivação, que concebe aprender como conhecer e vir a ser, visando a formação dialética de sujeitos reflexivos, críticos e éticos, para usar as potencialidades didáticas que emergem do texto histórico e subsidiar a elaboração das tarefas que compõe a intervenção pedagógica, que segue a estrutura objeto-objetivo-tarefa, cujo objeto é o saber a ser atualizado, com o intuito de atingir o seu objeto, a atividade deve ser desenvolvida com um ou mais objetivos, e para alcançar os objetivos da atividade é necessário conceber ações a serem realizadas. Com o intuito de aprimorar a pesquisa aplicou-se uma intervenção piloto, uma tarefa teste que oferecesse respostas e parâmetros de tomadas de decisões no nosso estudo. A intervenção piloto trouxe mudanças para a atividade, tornando-a mais propícia para sustentar a argumentação da tese proposta.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1169920 - BERNADETE BARBOSA MOREY
Externo ao Programa - 1630654 - FERNANDO GUEDES CURY - nullExterna à Instituição - LUCIELI MARIA TRIVIZOLI DA SILVA - UEM
Externo à Instituição - SEVERINO CARLOS GOMES - IFRN
Notícia cadastrada em: 08/06/2022 10:09
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