Banca de QUALIFICAÇÃO: GERSON EUGENIO COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GERSON EUGENIO COSTA
DATA : 29/06/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Remoto(meet.google.com/gbr-zpcf-hmo)
TÍTULO:

A VISÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA SOBRE ASTRONOMIA: UM ESTUDO NA PERSPECTIVA DA TEORIA DA OBJETIVAÇÃO


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Astronomia. Formação do Professor de Matemática. Teoria da Objetivação. Educação Matemática


PÁGINAS: 122
RESUMO:

Esta pesquisa tem o objetivo de investigar, a partir da Teoria da Objetivação (TO), a relação com os saberes em Astronomia de um grupo de professores de Matemática, assim como o posicionamento destes mesmos professores quanto ao papel de saberes não matemáticos em sua prática docente. A escolha deste tema se deu pelo fato de considerarmos que os professores de Matemática e Ciências devem abordar o conhecimento científico de forma que não haja ruptura entre as disciplinas da área. A base conceitual adotada seguiu a perspectiva sociocultural da TO, alicerçada nos trabalhos de Luis Radford. Esta teoria conceitua o aprendizado como sendo os processos concomitantes e entrelaçados de objetivação e subjetivação, o que leva a teoria importar-se não apenas com o conhecer, mas também com o vir a ser. O processo de objetivação, no qual, mediante o labor conjunto sustentado por uma ética comunitária, o conhecimento é revelado na consciência dos educandos. É também um processo social através do qual o indivíduo se torna progressiva e criticamente consciente das formas culturais, históricas de pensar e fazer; durante este processo, a consciência é formada e transformada. No percurso investigativo, direcionamos o estudo para uma pesquisa de natureza qualitativa aliado a um curso de introdução à Astronomia para professores de Matemática. Seguindo esta linha de pensamento, nos debruçamos na revisão de literatura, no decorrer da qual fizemos um levantamento dos principais trabalhos que abordam a temática do ensino de Astronomia na formação do professor de Matemática. A bibliografia coletada nos deu alguns direcionamentos sobre qual deveria ser o conteúdo, a diversidade e a extensão das questões a serem abordadas no curso. A TO foi o referencial teórico que guiou a abordagem didática e pedagógica do curso, o que quer dizer que a mencionada teoria norteou a elaboração do curso, a preparação das aulas, e a coleta de dados. Optamos por concentrar o curso nas questões referentes ao Sistema Solar, aos movimentos dos planetas e sistemas de medidas astronômicos. O planejamento didático das atividades, fundamentado pela TO, seguiu a estrutura objeto – meta – tarefa. O objeto é o saber a ser atualizado. A meta é o objetivo da atividade e a tarefa é constituída por problemas que os participantes investigarão para atingir as metas. Para geração dos dados, realizamos a ação formativa com cinco encontros, voltada para professores de Matemática da educação básica, vivenciada por meio de atividades que associavam a Astronomia e Matemática. Para coleta dos dados, utilizamos gravação em áudio e vídeo. Para tratamento dos dados [ainda em andamento!], nossa base foi a análise multimodal, em que verificaremos por meio da imagem, da expressão verbal e do registro escrito os meios semióticos utilizados pelos professores, assim identificando os processos de objetivação e subjetivação. Por fim, defenderemos a tese que um curso de Astronomia, envolvendo os fenômenos do Sistema Solar, ancorado pela TO e mobilizando os saberes matemáticos subjacentes aos conceitos astronômicos, pode levar os professores de Matemática da educação básica a refletir e se expressar sobre seus anseios na vida profissional.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1451196 - ANDRE FERRER PINTO MARTINS
Presidente - 1169920 - BERNADETE BARBOSA MOREY
Externa ao Programa - 3331328 - GISELLE COSTA DE SOUSA
Externo à Instituição - SHIRLEY TAKECO GOBARA - UFMS

Notícia cadastrada em: 25/05/2022 09:22
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao