Banca de QUALIFICAÇÃO: PEDRO JUSTINO JÚNIOR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : PEDRO JUSTINO JÚNIOR
DATA : 09/06/2022
LOCAL: http://meet.google.com/aix-rpfe-yav

ENSINO DE GEOMETRIA NA PERSPECTIVA DA TEORIA DE OBJETIVAÇÃO

Ensino de Geometria. Visualização. Labor conjunto. Ética comunitária

O presente estudo, intitulado Ensino de Geometria na perspectiva da Teoria de Objetivação, procura trazer algumas respostas sobre questões que são apresentadas no problema, de caráter epistemológico e metodológico, nesta ordem: Como a Teoria da Objetivação pode nos ajudar a dar uma direção para a elaboração de uma proposta de aprendizagem da Geometria Euclidiana no curso de formação de professores na Uni Púnguè (Moçambique)? A pesquisa está sendo realizada no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Rio Grande do Norte, na linha de pesquisa “Cultura, Epistemologia e Educação Em Ciências e Matemática”. Tem como finalidade: apontar os parâmetros essenciais e necessários para desenhar uma proposta de ensino e aprendizagem de Geometria, fundamentada na Teoria da Objetivação (TO), no curso de formação de professores de Matemática (Licenciatura em Matemática), na Universidade Púnguè, em Moçambique. Assim sendo, a pesquisa é de natureza teórica, e a metodologia que construímos está assente na Teoria de objetivação de Luís Radford. Partindo do programa da Geometria Euclidiana já em voga na Uni Púnguè, em documentos moçambicanos sobre o currículo da geometria escolar e do projeto de formação de professores de geometria oferecido em Moçambique com subsídios da Holanda, fizemos as primeiras aproximações do currículo do curso de geometria a ser proposto. A TO é o pilar e a bússola que sustenta e guia os estudos em seus aspectos didáticos, pedagógicos, epistemológicos. As atividades de sala de aula seguem os três níveis de considerações: nível geral, nível da escolha dos problemas matemáticos e nível das formas específicas de colaboração humana. Atenção ainda foi dada à inserção do pensamento etnomatemático [ainda em construção], das reflexões histórico-epistemológicas dos objetos geométricos [ainda em construção]. Cabe ressaltar que no presente texto está ainda por fazer uma reflexão e a inserção de elementos do processo de ensino e aprendizagem relacionados à subjetivação. A expectativa é que este trabalho possa contribuir para além do ensino e aprendizagem da geometria, professores e alunos na sala de aula trabalhem juntos, mesmo não tendo a mesma função, fazendo o labor conjunto e consequentemente os leve a ética comunitária. Radford destaca que enfatizando o labor conjunto de professores e alunos, procura oferecer pontos de referência para a renovação e imaginação de novas formas de relacionamento e trabalhos com os outros.

Presidente - 1169920 - BERNADETE BARBOSA MOREY
Externa ao Programa - 2350596 - GABRIELA LUCHEZE DE OLIVEIRA LOPES
Externa ao Programa - 2009206 - MARIA MARONI LOPES
Notícia cadastrada em: 23/05/2022 21:07