Banca de DEFESA: FABRÍCIA DANTAS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FABRÍCIA DANTAS
DATA : 28/04/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório do CCET
TÍTULO:

 

EQUILÍBRIO QUÍMICO EM LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA GERAL

DO ENSINO SUPERIOR: PERCEPÇÕES DE ABORDAGENS CONTEXTUALIZADAS E ASPECTOS DE REPRESENTAÇÃO DA QUÍMICA

 

 


PALAVRAS-CHAVES:

contextualização; Triângulo de Johnstone; Equilíbrio químico; livro de Química geral.


PÁGINAS: 65
RESUMO:

 

A contextualização é uma aspecto que vem sendo discutido há décadas, tornando-se uma discussão mais frequente a partir de orientações em documentos oficiais, como por exemplo na própria Constituição Federal de 1998, nos Parâmetros Curriculares do início dos anos 2000, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica em 2013 e mais recentemente também na Base Nacional Curricular. Embora essas discussões não sejam tão recentes, nota-se que o ensino de química ainda é baseado em um ensino fragmentado, memorístico e pouco reflexivo. Isso torna-se um grande problema à medida que boa parte dos estudantes não experienciam o processo de ensino e aprendizagem de conceitos químicos de forma contextualizada e interdisciplinar em sua formação. A falta dessas relações podem ser observadas em livros didáticos. Uma vez que os livros didáticos são um dos principais instrumentos utilizados tanto no planejamento didático quanto no estudo de conteúdos químicos, podem exercer forte influência na prática docente. A partir dessa perspectiva, buscou-se evidenciar em quatro livros didáticos de Química Geral do Ensino Superior percepções de abordagens contextualizadas discutidas em capítulos que abordam o conteúdo de equilíbrio químico, bem como os aspectos de representação da Química (macroscópico, submicroscópico e simbólico/matemático) discutidos por Alex Johnstone estão relacionados dentro destas perspectivas. A análise de conteúdo de Bardin serviu como instrumento de análise dos dados. A análise das categorias apresentadas nesta pesquisa tem apontado que estes livros didáticos continuam trabalhando com abordagens descontextualizadas e fragmentadas, principalmente do contexto de produção dessa pesquisa que é a cidade de Natal no estado do Rio Grande do Norte, além de enfatizar níveis de representação do conhecimento químico que corroboram com dificuldades bastantes frequentes nesse conteúdo.


MEMBROS DA BANCA:
Externa ao Programa - 1718598 - Fernanda Marur Mazze
Externo ao Programa - 1138433 - LUIZ ALBERTO DA SILVA JUNIOR
Externo à Instituição - WALLACE ALVES CABRAL - UFSJ
Notícia cadastrada em: 25/04/2022 17:28
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