Banca de DEFESA: DAYANA DO NASCIMENTO FERREIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DAYANA DO NASCIMENTO FERREIRA
DATA : 30/03/2022
LOCAL: Remoto - zoom e YouTube PPGECM

Leitura crítica de textos de divulgação científica em uma perspectiva freireana I

Meios de comunicação; Leitura crítica; Perspectiva freireana; Acrônimo CRITIC.

A literatura relata diferentes estudos relacionados a leitura crítica no ensino de ciências referenciando instrumentos analíticos, alguns focados exclusivamente para o estudo e análise da habilidade outros abordando estratégias e atividades de ensino, entre outros. Particularmente nossa investigação busca comparar alguns destes instrumentos com a perspectiva de leitura crítica de Paulo Freire em notícias divulgadas pelos meios de comunicação. Para tal, elaboramos atividades a partir dos instrumentos CRITIC desenvolvida por Bartz (2002) e suas adaptações apoiadas em Paul e Eider (1998) e Silva, Bargalló e Prat (2017). Em concreto nossa intenção era a de analisar o processo de leitura elaborado a partir de uma perspectiva freireana e comparar os referidos instrumentos e na leitura de textos abordando conceitos de bioquímica. A intervenção foi desenvolvida em 2 momentos com estudantes do ensino médio de nível técnico em alimentos do IFRN – Campus Currais Novos. No 1º momento incluiu 3 etapas: antes da leitura (imagens e título); durante a leitura (texto da notícia e uso do CRITIC); após a leitura (recortes do texto do artigo). No segundo momento inserimos uma 4° etapa para reescrita da notícia, buscando aproximação ao referencial freiriano. Observamos nos discursos dos alunos, relações discretas com a formação técnica em alimentos. Questionaram a metodologia científica utilizada para apresentar as informações nos textos, como coleta e tratamento dos dados. Além disso, apontaram preocupações de caráter social com relação as tais informações para os leitores “leigos”, alertando para possibilidades manipulativas das mesmas. No que se refere a análise do acrônimo CRITIC, identificamos 2 características que distanciam da perspectiva de leitura crítica em Freire, que correspondem ao contexto de mundo do estudante e do diálogo, pilares essenciais na pedagogia freiriana. Quanto aos direcionamentos de análise, destacamos que são possibilidades para auxiliar o professor na interpretação dos resultados obtidos a partir do uso das questões geradoras e da reescrita da notícia. Tais resultados originaram duas publicações (capítulo de livro e artigo científico) e uma proposta de atividade de leitura crítica a luz do pensamento freiriano (envolvendo o aluno desde a escolha do tema gerador, uso de questões geradoras em substituição ao CRITIC, e reescrita da notícia de forma livre). Acentuamos, que a leitura de textos de notícias com conteúdo científico, agregaram caminhos positivos na busca de relacionar o contexto de mundo dos estudantes com as disciplinas trabalhadas no curso técnico de alimentos, e podem contribuir de forma profícua na formação para a criticidade.

Presidente - 3321606 - MARCIA GORETTE LIMA DA SILVA
Externa ao Programa - 1718598 - Fernanda Marur Mazze
Externa à Instituição - ANDREA FERNANDA REVEL CHION - UBA
Externa à Instituição - MAYARA LARRYS GOMES DE ASSIS NOGUEIRA - UFPA