Banca de QUALIFICAÇÃO: FABRÍCIA DANTAS

DISCENTE : FABRÍCIA DANTAS
DATA : 20/12/2021
LOCAL: Solicitar acesso enviando email para carlos.neco@ufrn.br

Equilíbrio químico em livros didáticos de química geral do ensino superior: como se

relacionam os aspectos sobre a contextualização e o triângulo de Johnstone

contextualização; Triângulo de Johnstone; Equilíbrio químico;

A contextualização é um aspecto que já vem sendo discutido há décadas, tornando-se uma discussão mais frequente a partir de orientações em documentos legais como por exemplo na própria Constituição Federal de 1998, nos Parâmetros Curriculares do início dos anos 2000, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica em 2013 e mais recentemente também na Base Nacional Curricular. Embora essas discussões não sejam tão recentes, nota-se que o ensino de química ainda é baseado em um ensino fragmentado, memorístico e pouco reflexivo, isso torna-se um grande problema, uma vez que boa parte dos licenciandos de química não experienciam o processo de ensino/aprendizagem de conceitos químicos de forma contextualizada, interdisciplinar e também com boa parte dos livros didáticos, que desempenham grande importância tanto como material de estudo como material utilizado para o planejamento das aulas, fora dessa perspectiva. Dessa forma é comum encontrarmos esses mesmos licenciandos quando em sua futura prática docente reproduzindo uma prática que foi vivenciada na sua graduação entrando em um ciclo que já vem sendo repetido há décadas e sem muito êxito. Assim, fazer uso de uma abordagem que facilite e aproxime esses conceitos da realidade do estudante parece ser um bom caminho a se percorrer para quem deseja ir além da decodificação dessa Ciência. Dessa forma, busca-se evidenciar através da análise realizada em quatro livros didáticos de Química Geral do Ensino Superior algumas abordagens de contextualização concebidas aos tópicos do conteúdo de equilíbrio químico, bem como as relações entre os três níveis de representação da química (macroscópico, submicroscópico e simbólico) discutindo-se as implicações pedagógicas dessas concepções para o processo de ensino e aprendizagem desse conteúdo. Por se tratar de uma pesquisa de natureza qualitativa, cuja fonte de dados a ser investigado são textos de livros didáticos do ensino superior, a Análise de Conteúdo de Bardin serviu como fonte de análise dos dados. Os dados colhidos na primeira etapa da análise foram organizados em unidades de significados e categorizados com base em suas semelhanças e por diferenciação (categorias intermediárias de análise), com posterior reagrupamento, em função de características comuns (categorias finais de análise). A análise das categorias apresentadas nesta pesquisa tem apontado que estes livros didáticos além de enfatizar aspectos de representação da química que corroboram com dificuldades bastantes frequentes nesse conteúdo, prioriza contextos fora da realidade dos estudantes principalmente do contexto de produção dessa pesquisa que é a cidade de Natal no Rio Grande do Norte.

Presidente - 2525587 - CARLOS NECO DA SILVA JUNIOR
Externa ao Programa - 1718598 - Fernanda Marur Mazze