Banca de DEFESA: MIDIÃ MEDEIROS MONTEIRO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MIDIÃ MEDEIROS MONTEIRO
DATA : 27/10/2021
HORA: 09:00
LOCAL: Remoto
TÍTULO:

CAMINHOS PARA DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS SOB A PERSPECTIVA POLÍTICO-FILOSÓFICA DE CORNELIUS CASTORIADIS


PALAVRAS-CHAVES:

Autonomia. Castoriadis. Argumentação Científica. História, Filosofia e Sociologia da Ciência.


PÁGINAS: 172
RESUMO:

Esta tese se inscreve nas reflexões acerca dos objetivos para o Ensino de Ciências (EC) que contemple a formação para Autonomia. É possível educar para Autonomia? Como definir e fomentar uma formação nessa direção? Para responder a essas perguntas traçamos como objetivos: I) Propor a partir do referencial teórico de Castoriadis disposiçõoes para uma formação para autonomia no contexto de sala de aula, e II) Analisar a presença de indicadores que caracterizam uma formação para a autonomia no contexto de sala de aula em pesquisas de intervenção com abordagem de Argumentação Científica (AC) e História, Filosofia e Sociologia da Ciência (HFSC). Ancorados no referencial político-filosófico de Cornelius Castoriadis desenvolvemos um constructo teórico que denominamos Disposições Pedagógicas para Autonomia, (Disposições). As Disposições são princípios orientadores gerais que propiciam pensar a formação com vistas a autonomia. Propomos ainda um diálogo entre a abordagem comunicativa de Mortimer e Scott (2002), o pensamento multidimensional de Lipman (2016) e as Disposições para a construção de um instrumento de análise para atender ao nosso segundo objetivo. O corpus de textos analisados foi construído a partir da busca na Plataforma Capes, usando parâmetros para identificação de teses e dissertações cuja temática incide nas abordagens AC e HFSC com intervenção no Ensino de Física na formação docente. Após a análise de 22 trabalhos, escolhemos 2 desses e os examinamos sob a ótica do Instrumento de Análise que construímos. A análise indica a pertinência do instrumento para identificar indicadores que apontam elementos necessários a uma formação para autonomia

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3321606 - MARCIA GORETTE LIMA DA SILVA
Externa à Instituição - BEGOÑA OLIVERAS PRAT - UAB
Externo à Instituição - DANUSA MUNFORD - UFABC
Externo à Instituição - JAIME BIELLA - UFRN
Externa à Instituição - KÁTIA CALLIGARIS RODRIGUES - UFPE
Externa à Instituição - LÍLIAN DE ARAGÃO BASTOS DO VALLE - UERJ
Notícia cadastrada em: 21/10/2021 14:33
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao