Banca de QUALIFICAÇÃO: DAYANA MIRANDA DE SOUZA

DISCENTE : DAYANA MIRANDA DE SOUZA
DATA : 14/09/2021
LOCAL: Remoto

Desempenho de graduandos de química da UFRN nas questões do ENADE (2011 a 2017) e sua relação com as habilidades de pensamento

ENADE; química geral; habilidades de pensamento.

A presente pesquisa emerge da discussão sobre o papel da avaliação em larga escala de estudantes do ensino superior, o ENADE, no sentido de que contribuições os desempenhos podem sinalizar para o corpo docente dos cursos avaliados. Particularmente nosso foco foram os cursos de química da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. As provas do ENADE abordam tanto conhecimentos gerais como específicos. Entre os conhecimentos gerais de química, optamos em analisar as questões que abordavam conteúdos de química geral por considerarmos conceitos fundantes da formação seja para o bacharelado ou para a licenciatura. Esta formação também busca desenvolver diferentes habilidades de pensamento (de baixa e de alta ordem). Assim, nosso objetivo geral é analisar as questões de química geral das provas do ENADE-Química dos anos de 2011, 2014 e 2017 nas quais para sua resolução é necessário mobilizar habilidades de pensamento de baixa ordem, tais como decodificar dados e aplicar fórmulas. Para tanto, buscamos identificar as questões de química geral e os índices de acerto; inferir a partir do desempenho nos descritores (destas questões) dos participantes do ENADE dos cursos de bacharelado e licenciatura em química da UFRN; analisar o desempenho destes cursos para os conhecimentos de química geral. Como resultados identificamos 6 questões que abordavam conteúdos de química geral para sua resolução, sendo que uma foi anulada. Destas identificamos 4 questões em que para sua resolução mobilizavam habilidades de pensamento de nível 1. A partir da análise estatística, identificamos que os graduandos possuíram um bom desempenho nas questões de química classificadas no nível 1 (Nível Cognitivo de Dificuldade) enquanto nas questões de química geral analisadas nesta pesquisa revelaram ter um desempenho menor. Uma possível inferência deste resultado pode estar relacionada com conhecimentos disciplinares. Com relação a análise das questões foi possível sinalizar perspectivas para contribuir ao corpo docente da IES.

Interna - 3321606 - MARCIA GORETTE LIMA DA SILVA
Externa ao Programa - 1718598 - Fernanda Marur Mazze