Banca de DEFESA: MARIA DA CONCEICAO ALVES BEZERRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA DA CONCEICAO ALVES BEZERRA
DATA : 20/05/2021
LOCAL: https://zoom.us/u/acAWjomdnd

A MATEMÁTICA RECREATIVA E SUAS POTENCIALIDADES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS À LUZ DA TEORIA DA OBJETIVAÇÃO

Palavras-chave: Matemática Recreativa. Teoria da Objetivação. Proposta Didático-Pedagógica. Formação de Professores de Matemática.

Esta pesquisa faz um estudo sobre a Matemática Recreativa (MR), seus aspectos conceituais, didático-pedagógicos e as tarefas mais frequentes: jogos matemáticos, quebra-cabeças matemáticos e Problemas Recreativos. Para isto, realizamos um mapeamento de pesquisa em Matemática Recreativa a partir de Teses e Dissertações produzidas nos últimos 24 anos (1994 a 2018). Deste modo, este mapeamento nos trouxe contribuições para a compreensão da Matemática Recreativa como uma abordagem metodológica que pode proporcionar motivação, prazer, alegria, diversão, entretenimento e outras dimensões positivas em sala de aula e, com isto, o desenvolvimento dos estudantes. A questão norteadora da pesquisa é: quais características da Matemática Recreativa podem ser evidenciadas por meio dos princípios da Teoria da Objetivação, de modo que, professores de Matemática apliquem essa ferramenta em suas aulas? O objetivo desta pesquisa foi investigar algumas das contribuições teórico-metodológicas da Teoria da Objetivação para a proposição das várias formas de tarefas de Matemática Recreativa em sala de aula. Neste contexto, a tese estabelecida é que tarefas de Matemática Recreativa, elaboradas com base no Labor conjunto e na Ética Comunitária da Teoria da Objetivação, podem contribuir para a introdução da Matemática Recreativa em sala de aula e para a formação matemática e pedagógica do professor, enquanto cidadão em uma coletividade histórico-cultural. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa com o método de análise multimodal, tendo como fundamentação a Teoria da Objetivação, que é uma teoria sociocultural de ensino e aprendizagem contemporânea idealizada por Luis Radford. Deste modo, organizamos uma proposta Didático-Pedagógica ancorada na Teoria da Objetivação, de modo a apresentar aos professores de Matemática a Matemática Recreativa em suas vertentes mais relevantes tanto do ponto de vista de resolução de problemas, quebra-cabeças e jogos matemáticos, quanto de reflexões pedagógicas a partir de leitura de produções intelectuais da área. Na construção de dados, planejamos a intervenção pedagógica com um conjunto de cinco tarefas para serem desenvolvidas com os licenciandos do curso de Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN/Natal). Na intervenção proposta foi aplicada a Tarefa 1, que contempla as posições fundamentais da Teoria da Objetivação e, em relação as outras quatro tarefas planejadas, não foi possível a realização em decorrência da pandemia de Covid-19. Diante disto, optamos por analisar a oficina intitulada Matemática Recreativa, alicerçada na Teoria da Objetivação e destinadas aos professores de Matemática. Quanto ao material aplicado pode-se concluir que a Tarefa 1 proporcionou aos licenciandos pensamentos éticos e reflexivos, pois, trabalharam em um ambiente colaborativo por meio do Labor conjunto, sustentado por uma Ética Comunitária. Quanto à vivência da oficina, os estudantes-professores mostraram-se interessados na leitura e na resolução do Problema Recreativo de forma divertida e prazerosa, promovendo interação na forma de Labor conjunto e da ética entre estudantes e professores. Tais resultados indicam possibilidades de inserção de tarefas de Matemática Recreativa na formação dos professores de Matemática, podendo assim, contribuir para tornar as aulas de Matemática mais dinâmicas e lúdicas.

Presidente - 1169920 - BERNADETE BARBOSA MOREY
Externo ao Programa - 2009206 - MARIA MARONI LOPES
Externa ao Programa - 2527364 - MARTA FIGUEREDO DOS ANJOS
Externo à Instituição - JOAO CLAUDIO BRANDEMBERG QUARESMA - UFPA