Banca de DEFESA: BRUNNO INÁCIO DA SILVA

DISCENTE : BRUNNO INÁCIO DA SILVA
DATA : 11/12/2020
LOCAL: https://meet.google.com/jvm-tbwg-yer

QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS: CONSTRUINDO SUBSÍDIOS PARA UMA AÇÃO DIDÁTICA PEDAGÓGICAEM ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL

Palavras chaves: Questões sociocientíficas, Educação Integral, Ensino de Ciências

O ensino de ciências, atualmente,necessita de elementos para a formação de cidadãos ativos e engajados na nossa sociedade. Com o grande avanço da Ciência e da Tecnologia faz-se necessário também uma formação crítica para compreender e vivenciar o impacto destes avanços e suas implicações na sociedade.Nesse sentido, é importante utilizar de estratégias no ensino de ciências que fomentetais discussões e, nessa perspectiva,surge como abordagemmetodológica as Questões Sociocientíficas (QSC), consideradas como elementos que proporcionam maior reflexão sobre o papel social da ciência e suas implicações na sociedade. Atualmente com o avanço do neoliberalismo temos várias instituiçõesque levantam a bandeira da mudança na educação. No Brasil, o Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), é oórgão responsável por levantar essa bandeira com a Educação em Tempo Integral. Diante disso, esta pesquisa tem como objetivoanalisar a potencialidade ou não de abordagem de QSC no ensino de ciências em escolas de tempo integral no Rio Grande do Norte, sob a ótica dos documentos orientadores do projeto e de alguns docentes.  Documento este que foi elaborado em 2015 pelo Instituto de Corresponsabilidade da Educação.Para isso utilizamos como ferramenta de pesquisa, o softwareIRAMUTEQ, o qual viabiliza as análises Classificação Hierárquica Dependente (CHD), Análise Fatorial de Correspondências (AFC) e Nuvem de Palavras que foram utilizadas neste trabalho.A fim de melhor compreender a realidade dos professores, também foi realizada uma entrevista semiestruturada com três docentes de três escolas em tempo integral (um de cada escola).Os resultados apontam diversos elementos das QSC como a interdisciplinaridade, a consideração por características regionais, as práticas e vivências em protagonismo. Tambémidentificamosas disciplinas eletivas, o Projeto de Vida, a formação de valores e o estudo orientado, como subsídiospara uma ação didática pedagógica em escolas de tempo integral. Com isso esperamos contribuir para professores em exercício no ensino integral e futuros docentes nesse sistema de ensino.

Presidente - 1630751 - JOSIVANIA MARISA DANTAS
Interna - 2200167 - MAGNOLIA FERNANDES FLORENCIO DE ARAUJO