Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISCO DJNNATHAN DA SILVA GONÇALVES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FRANCISCO DJNNATHAN DA SILVA GONÇALVES
DATA : 29/05/2020
HORA: 08:30
LOCAL: Acesso em: meet.google.com/obc-isvj-qyh
TÍTULO:

UMA ANÁLISE EPISTEMOLÓGICA DOS TRABALHOS DE LAZARE CARNOT SOBRE A GEOMETRIA DE POSIÇÃO E SUAS POTENCIALIDADES PARA O ENSINO DE GEOMETRIA ANALÍTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA


PALAVRAS-CHAVES:

Geometria Carnotiana. Geometria de Posição. Saberes a ensinar. Saberes para ensinar.


PÁGINAS: 150
RESUMO:

Buscamos, por meio deste estudo, analisar os fundamentos e os métodos da produção geométrica de Carnot e sua potencialidade didática na construção conceitual de Geometria para o processo de ensino e aprendizagem nos Ensinos Fundamental – Anos Finais e Médio. Para isso, utilizamos o aporte teórico relativo aos Saberes a ensinar e os Saberes para ensinar (HOFSTETTER & VALENTE, 2017) e tivemos, como objetivos, identificar os métodos e as abordagens teóricas que são contempladas na Geometria Carnotiana; verificar as contribuições históricas dos escritos de Carnot sobre geometria e os desdobramentos que recaem no ensino de matemática da atualidade; estabelecer relação entre a trajetória das ideias contidas nesses escritos e a História da Matemática para o ensino; discutir o potencial pedagógico para o ensino de conteúdos relativos as construções geométricas na Educação Básica. Assim, desenvolvemos a pesquisa no âmbito dos quatro textos de Carnot sobre geometria, compreendida entre 1800 a 1806, com o aparato da pesquisa documental, dos aspectos direcionados a investigação e a análise histórica. Dessa forma, a partir da interpretação dos problemas descritos no nosso objeto de estudo, constatamos que as potencialidades para uma abordagem didática e integral dos conteúdos de Geometria no decurso dos Ensinos Fundamental e Médio, desde as construções geométricas conectadas aos aspectos de generalização, modelos representativos na resolução de problemas e expressão de correlação entre figuras são efetivamente garantidas e o seu uso pode oportunizar um ensino com mais significado.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ANA CAROLINA COSTA PEREIRA - UECE
Interna - 1169920 - BERNADETE BARBOSA MOREY
Externa ao Programa - 2350596 - GABRIELA LUCHEZE DE OLIVEIRA LOPES
Presidente - 1359083 - IRAN ABREU MENDES
Interna - 3321606 - MARCIA GORETTE LIMA DA SILVA
Notícia cadastrada em: 21/05/2020 10:51
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao