Banca de QUALIFICAÇÃO: FERNANDA DANIELE DE SOUSA DOMINGOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FERNANDA DANIELE DE SOUSA DOMINGOS
DATA : 07/05/2020
HORA: 09:45
LOCAL: Por videoconferência (https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/andre-66)
TÍTULO:

OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS NO ESTUDO DO DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO DO PENSAMENTO CIENTÍFICO DE BENJAMIN FRANKLIN


PALAVRAS-CHAVES:

História e Filosofia da Ciência; Obstáculos Epistemológicos; História da Eletricidade; Benjamin Franklin


PÁGINAS: 64
RESUMO:

Há décadas, as pesquisas em Ensino de Ciências têm direcionado parte de seus interesses a discussões envolvendo a História, a Filosofia e a Sociologia das Ciências. Ainda merecem atenção, principalmente, as discussões promovidas por historiadores-filósofos da ciência que procuraram compreender o desenvolvimento histórico da ciência, construindo a partir desse entendimento modelos teóricos explicativos. Dentre eles, podemos destacar Gaston Bachelard (1884 –1962), epistemólogo francês e filósofo da ciência, que propõe analisar a história das ciências, de suas revoluções, como também das démarches do espírito científico, desenvolvendo uma obra com profundas implicações pedagógicas. Um dos conceitos centrais inaugurado pela sua epistemologia histórica é o de Obstáculo Epistemológico, que surge inevitavelmente no processo de construção do conhecimento científico que se pretende objetivo. Com base nisso, objetivou-se investigar o aparecimento de alguns obstáculos epistemológicos nas primeiras ideias de Benjamin Franklin (1706 –1790) nos seus estudos em Eletricidade, principalmente, aquelas ideias contidas na obra Experimentos e Observações em Eletricidade, feitos na Filadélfia na América (1751) que será tomada como base para as análises. A partir desse primeiro estudo já é possível reconhecer a presença de obstáculos, dentre eles, o substancialista e o verbal, mencionados por Bachelard em sua obra A Formação do Espírito Científico (1938). O aparecimento de obstáculos epistemológicos no desenvolvimento dos estudos em Eletricidade no século XVIII é um caso ilustrativo dentre outros na história da ciência. Nessa direção, sem impor um paralelismo, o conhecimento dos obstáculos epistemológicos “históricos” pode ser útil para que os estudantes superem os atuais obstáculos epistemológicos, no sentido de que o abandono de ideias ao longo da História da Ciência foi resultado da superação desses obstáculos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1451196 - ANDRE FERRER PINTO MARTINS
Interna - 095.667.318-09 - ANA PAULA BISPO DA SILVA - UEPB
Externo à Instituição - BRENO ARSIOLI MOURA - UFABC
Notícia cadastrada em: 27/04/2020 16:49
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