Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA DA CONCEICAO ALVES BEZERRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA DA CONCEICAO ALVES BEZERRA
DATA : 22/03/2020
LOCAL: Sala seminário de matemática

A Matemática Recreativa e suas Potencialidades Didáticas e Pedagógicas na visão dos Professores de Matemática em Formação Inicial

Matematica Recreativa. Problemas Recreativos. Teoria da Objetivação

Nessa investigação, assumimos a Matemática Recreativa como objeto de estudo a partir de tarefas como problemas recreativos, jogos e quebra-cabeças matemáticos. Sob essa guia, o presente estudo busca explicitar posicionamentos de professores de Matemática em formação inicial sobre possiblidades, vantagens e desvantagens de introduzir a Matemática Recreativa em sala de aula de Matemática. Como base teórica utilizamos a Teoria da Objetivação (TO), teoria de ensino e aprendizagem sociocultural contemporânea, idealizada pelo professor e pesquisador matemático Luis Radford. Para tanto, apresentaremos a professores em formação inicial a Matemática Recreativa a partir das tarefas propostas em Teses e Dissertações publicadas na área nos últimos 25 anos (1994 a 2018). Os professores em formação inicial referidos serão, mais especificamente, os licenciandos matriculados na disciplina de Tópicos de História da Matemática do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN/Natal). A intervenção proposta aos professores objetiva apresentar a Matemática Recreativa em suas vertentes mais relevantes tanto do ponto de vista de resolução de problemas, quebra-cabeças e jogos quanto dos debates e reflexões pedagógicas a partir de leitura produções intelectuais da área. Este trabalho é caracterizado por uma abordagem metodológica qualitativa do tipo Estudo de Caso com intervenção direta da pesquisadora no espaço da investigação a partir da introdução de tarefas de Matemática Recreativa alicerçadas na metodologia do Labor conjunto e da Ética Comunitária da Teoria da Objetivação (RADFORD, 2018a; 2018b). Por fim, é importante destacar que as próximas etapas da pesquisa consistirão na aplicação das tarefas e análises dos dados da investigação à luz da Teoria da Objetivação.

Presidente - 1169920 - BERNADETE BARBOSA MOREY
Externa ao Programa - 3331328 - GISELLE COSTA DE SOUSA
Externa ao Programa - 2527364 - MARTA FIGUEREDO DOS ANJOS
Notícia cadastrada em: 04/03/2020 10:26