Banca de QUALIFICAÇÃO: ALBIMAR GONCALVES DE MELLO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALBIMAR GONCALVES DE MELLO
DATA : 30/01/2020
LOCAL: Sala de Seminário de Matemática

O Instituto de Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do – IMUFRN (1964 – 1974): Origem, Trajetória e Bifurcações

Instituto de Matemática. História das Instituições Escolares. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Esta pesquisa tem como objetivo é descrever o processo de fundação do Instituto de Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – IMUFRN e o desenvolvimento de sua criação, expansão e consolidação do curso de Bacharelado e Licenciatura em Matemática no Estado do Rio Grande do Norte, no período de dez anos. Esse recorte temporal se inicia no ano de 1964, data em que o Colendo Conselho Universitário – CONSUNI, aprova sua criação por intermédio da Resolução Nº 107/64-U, de 28 de dezembro de 1964 e termina após dez anos de funcionamento, com a edição do Decreto Nº 74.211, de 24 de junho de 1974, que modifica a estrutura da UFRN, transformando o Instituto de Matemática – IM em Departamento de Matemática – DM, como uma sub-unidade do Centro de Ciências Exatas e Naturais – CCEN. Para a realização dessa investigação empregamos os seguintes procedimentos metodológicos: fontes históricas escritas (atas, anuários, boletins informativos, convites de formaturas, decretos, portarias, resoluções, relatórios anuais e trimestrais), fontes iconográficas (fotos e imagens) e orais (testemunhos de sujeitos envolvidos no processo de criação e funcionamento do IMUFRN). Na interação dessas fontes, buscou-se construir uma narrativa tendo os pressupostos teóricos de Mendes (2010, 2012), Magalhães (1999), Paolo Norsella e Ester Buffa (2013), dentre outros autores como norteadores. Os resultados parciais dessa investigação histórica, apontam inicialmente para dois cenários: O 1º cenário, é a participação da Escola de Engenharia da UFRN, como palco das primeiras manifestações sobre a criação de uma instituição universitária voltada para o ensino de Matemática no Rio Grande do Norte, protagonizada e idealizada por docentes engenheiros civis do Departamento de Matemática da EEUFRN. O 2º cenário, é a presença da Faculdade de Filosofia de Natal, instituição fundada pela Associação dos Professores do Rio Grande do Norte – APRN em 1954, que exerceu um papel fundamental na formação de professores para o ensino superior, secundário, profissional e até normal no RN. A partir do ano de 1960, a Faculdade de Filosofia de Natal, passa a ser unidade agregada a UFRN com a denominação de Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Natal – Fafi e se firmando como um dos canais mais importante de divulgação de vários cursos de graduação no estado, entre eles, o de Matemática, que teve o seu ingresso na Fafi, a partir do primeiro vestibular realizado pela Comperve-UFRN em dezembro de 1965.

Externo à Instituição - CARLOS ALDEMIR FARIAS DA SILVA - UFPA
Externo ao Programa - 3007926 - FREDY ENRIQUE GONZALEZ