Banca de DEFESA: MARIA DA CONCEIÇÃO VIEIRA DE ALMEIDA MENEZES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA DA CONCEIÇÃO VIEIRA DE ALMEIDA MENEZES
DATA : 13/12/2019
HORA: 14:30
LOCAL: Laboratório de Ensino de Biologia
TÍTULO:

SELEÇÃO NATURAL, ADAPTAÇÃO E DERIVA GENÉTICA: ABORDAGEM EM LIVROS DIDÁTICOS, CONHECIMENTO DE ALUNOS DE BIOLOGIA E UMA PROPOSTA LÚDICA PARA O ENSINO DESSES TEMAS


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de evolução. Ensino médio. Adaptação. Evolução biológica


PÁGINAS: 152
RESUMO:

A evolução biológica é um conteúdo que está programado para ser ensinado na disciplina de biologia no ensino médio brasileiro. Considerando sua relevância para o entendimento dos processos evolutivos que ocorrem nos seres vivos e os obstáculos que os professores têm enfrentado no ensino da teoria evolutiva, seja através de problemas identificados no livro didático ou ainda nas dificuldades dos alunos em compreendê-la, este estudo buscou investigar três importantes assuntos em evolução biológica: seleção natural, adaptação e deriva genética. Os objetivos do estudo compreenderam: a) analisar a abordagem dada pelos livros didáticos de biologia do ensino médio que foram aprovados pelo Programa Nacional do livro Didático (PNLD) 2015 e 2018, para a seleção natural, adaptação e deriva genética; b) identificar tipologia de atividade de aprofundamento sobre seleção natural, adaptação e deriva genética, dos livros didáticos; c) analisar a adequação dos recursos visuais em relação ao texto; d) identificar o nível de conhecimento dos alunos ingressantes nos cursos de Ciências Biológicas (bacharelado e licenciatura) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN sobre seleção natural, adaptação e deriva genética; e) testar recursos didáticos para o ensino de seleção natural, adaptação e deriva genética com alunos do terceiro ano do ensino médio. O estudo teve três eixos de investigação: I – análise em livro didático; II – identificação de conhecimentos de alunos ingressantes em ciências biológicas de uma universidade pública; III – teste de recursos didáticos. A abordagem metodológica do estudo é quanti-qualitativa. Os resultados apontaram que os livros didáticos de biologia apresentam termos para explicar a seleção natural e a adaptação, os quais podem induzir o aluno a fazer uma interpretação da evolução biológica que reforça ideias equivocadas muitas vezes já presentes em suas concepções prévias. Os conhecimentos dos alunos de seleção natural e adaptação estão embasados pela a ideia de evolução biológica na perspectiva lamarckista e na deriva genética, que é um assunto pouco compreendido pelos alunos. Os recursos didáticos testados contribuíram para incitar os alunos para o estudo de seleção natural, adaptação e deriva genética e possibilitar uma discussão produtiva com correções conceituais sobre estes assuntos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2200167 - MAGNOLIA FERNANDES FLORENCIO DE ARAUJO
Externa ao Programa - 1997012 - RAQUEL CORDEIRO THEODORO
Externo à Instituição - FABIO TEIXEIRA DUARTE - IFRN
Externa à Instituição - MARIA LUISA QUININO DE MEDEIROS
Externa à Instituição - MARIA RITA MONTEIRO DE LENCASTRE CAMPOS - UC
Notícia cadastrada em: 05/12/2019 16:19
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