Banca de DEFESA: JULIANNE GABRIELLE TAVARES DE MEDEIROS

DISCENTE : JULIANNE GABRIELLE TAVARES DE MEDEIROS
DATA : 24/07/2019
LOCAL: auditório do CCET

EXPLICAÇÕES CIENTÍFICAS A PARTIR DE UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO BASEADA NA POE (PREVISÃO, OBSERVAÇÃO E EXPLICAÇÃO) EM AULAS DE QUÍMICA

Explicação cientifica; Prever-Observar-Explicar; Ensino de Química; Densidade.

A explicação científica é considerada uma habilidade importante a se trabalhar na área de ensino de ciências não somente por sua presença nas salas de aulas ao trabalhar no processo para a compreensão de conteúdos, como também com o estímulo de outras habilidades cognitivas. Ao considerar como uma habilidade a ser desenvolvida no contexto na sala de aula, propomos em nosso estudo investigar o uso da estratégia didática baseada na Previsão-Observação-Explicação (POE), para a elaboração de explicações cientificas escolares em uma atividade experimental sobre o conceito de densidade. A pesquisa foi aplicada com alunos de uma escola pública estadual de uma turma do primeiro ano do curso técnico de segurança do trabalho integrado ao nível médio.A coleta de dados foi realizada por meio da gravação de áudio e vídeo das aulas, além dos registros realizados pelos alunos durante a execução da atividade e os diários de campo que serviram para as observações diretas consideradas relevantes. Ao fim da intervenção, que durou aproximadamente três encontros em que o primeiro foi uma abordagem teórica e os outros dois foram atividades experimentais, pudemos realizar algumas análises do discurso oral e das respostas escritas pelos grupos de estudantes, a partir de elementos da análise textual discursiva,  à luz  do modelo pragmático ilocutivo de explicação e também nos apoiando em contribuições que emergiram durante discussões no grupo de estudos Argumentação em Ensino de Ciências da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Como resultados, observamos que a atividade contribuiu para a incorporação de alguns elementos explicativos pelos estudantes, embora os estudantes não tenham sido orientados explicitamente sobre um modelo estrutural para esta ação. Além disso, outros aspectos importantes foram despertados, como a interação entre os estudantes, questionamentos, curiosidades, onde a negociação envolvida na atividade proporcionou o estímulo a reflexão e maior empenho na resolução da atividade.

Presidente - 3321606 - MARCIA GORETTE LIMA DA SILVA
Externo ao Programa - 2685063 - MELQUESEDEQUE DA SILVA FREIRE
Externa à Instituição - KÁTIA CALLIGARIS RODRIGUES - UFPE
Notícia cadastrada em: 14/07/2019 18:41