Banca de QUALIFICAÇÃO: LAYDE DAIANE LIMA COSTA

DISCENTE : LAYDE DAIANE LIMA COSTA
DATA : 27/03/2019
LOCAL: Sala 51 - CCET

LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA DO SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: LEITURA NO CONTEÚDO DE EQUAÇÕES DO PRIMEIRO GRAU

livro didático; equação do 1o. grau; linguagem matemática

A trajetória desta pesquisa tem como finalidade de estudo os gêneros do discurso presentes nas coleções didáticas de Matemática do Ensino Fundamental. Nesse caso, o objetivo geral desta pesquisa consiste em analisar como o Livro Didático promove a leitura do conteúdo de Equações de modo a promover a aprendizagem do conteúdo e da linguagem Matemática pelo aluno. Com o intuito de promover uma melhor análise do Livro Didático, foram elaboradas as seguintes questões de partida: 1) Será que o Livro Didático (LD) possibilita que os alunos construam uma equação a partir da coleta de dados de textos matemáticos?  2) Será que os LD apresentam algum procedimento metodológico para se construir uma Equação? 3) Será que os LD utilizam alguma tendência metodológica da Matemática que auxilie o aluno a compreender de fato o que é uma equação? No intuito de fornecer subsídios necessários para responder aos questionamentos levantados anteriormente, foram estabelecidos alguns objetivos específicos: Caracterizar os tipos de gêneros discursivos presentes nos livros didáticos de Matemática do 7º ano no conteúdo de Equações do primeiro grau; Identificar as orientações para leitura sobre Equações tanto nos livros didáticos do 7º ano como no manual do professor; Analisar as orientações para o desenvolvimento da leitura no tocante ao conteúdo de equação do 1º grau presente no Manual do Professor, nos livros didáticos de Matemática do 7º ano aprovados no PNLD – 2017. Serão analisadas três obras aprovadas pelo PNLD no ano de 2017 as quais alia a leitura ao conteúdo de Equações de modo a promover a aprendizagem do conteúdo e da linguagem Matemática pelo aluno. Para tanto, adotou-se como universo de análise livros didáticos do Ensino Fundamental de Matemática do 7º ano que tratam do conteúdo de Equações do Primeiro Grau. A escolha destas obras deu-se por fazer parte do material mais distribuído segundo o Ministério da Educação (MEC), pois apresenta o Guia de Livros Didáticos do PNLD (2017) amplamente utilizado em aulas de Matemática por professores e alunos.

Presidente - 1543391 - CLAUDIANNY AMORIM NORONHA
Interna - 2200167 - MAGNOLIA FERNANDES FLORENCIO DE ARAUJO
Interna - 3321606 - MARCIA GORETTE LIMA DA SILVA
Notícia cadastrada em: 25/03/2019 17:23