Banca de QUALIFICAÇÃO: JULYANA CARDOSO CARVALHO

DISCENTE : JULYANA CARDOSO CARVALHO
DATA : 14/12/2018
LOCAL: Auditório do CCET

QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DE  CIÊNCIAS DA NATUREZA

CTS. QSC. Ensino de Ciências. Formação de professores.

Refletir sobre educação ultrapassa a discussão referente aos conteúdos elencados como específicos para cada nível escolar ou acadêmico. Nesse sentido, a Educação Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) objetiva alfabetizar cientificamente cidadãos e enfatiza a necessidade de pensar em atitudes e valores que devem ser desenvolvidos à prática cidadã, de forma a capacitar os educandos a se posicionar criticamente frente aos fenômenos que os cercam. Nesta perspectiva, os estudos que contemplam as relações CTS no mundo atual nos níveis da reflexão ética e nas novas tendências educativas, consideram a relevância das Questões Sociocientíficas (QSC). Estas, por sua vez, quando associadas ao enfoque CTS possibilitam a aprendizagem de significados científicos, sociais e culturais para a formação de professores de Ciências. Considerando tais direcionamentos, este trabalho busca analisar como a construção de QSC pode contribuir para a formação inicial e continuada de professores de Ciências da Natureza. O percurso metodológico incluiu oficinas voltadas à formação inicial e continuada de professores. Para tanto, a presente investigação possui caráter qualitativo e assume a técnica da Observação Participante. Os instrumentos para coleta de dados configuraram-se em questionário inicial, material de apoio para a construção de QSC, material avaliativo e diários de campo. Tais procedimentos, de acordo com a metodologia da Análise de Conteúdo, culminaram na elaboração de categorias a priori para análise dos dados da pesquisa. Como resultados das Oficinas, foi possível identificar pouco conhecimento formal quanto ao Campo de Estudos CTS e sua aplicabilidade à área da Educação. O conhecimento sobre esta abordagem e a utilização de QSC, os habilitou a refletir sobre a Alfabetização Científica e Tecnológica do alunado, bem como a trabalhar com posicionamentos críticos. A promoção dos momentos formativos foi avaliada como “necessária e relevante” pelos licenciandos e professores. Diante dos resultados, é possível considerar que o sucesso na formação do alunado depende grandemente de uma formação docente comprometida com a reflexão de sua prática, sendo esta crítica, consciente e libertadora. A inclusão de QSC, neste contexto, favoreceu a reflexão quanto aos aspectos sociais, políticos e éticos envolvidos em assun­tos públicos adjacentes ao progresso científico e tecnológico.

Presidente - 1630751 - JOSIVANIA MARISA DANTAS
Interno - 3321606 - MARCIA GORETTE LIMA DA SILVA