Banca de QUALIFICAÇÃO: MAYARA LARRYS GOMES DE ASSIS NOGUEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MAYARA LARRYS GOMES DE ASSIS NOGUEIRA
DATA : 07/12/2018
LOCAL: Auditório do CCET

DIÁLOGO ENTRE CIÊNCIAS E FICÇÃO CIENTÍFICA: UMA ESTRATÉGIA PARA DISCUTIR SOBRE ÉTICA NAS CIÊNCIAS

Ficção Científica; Discussões sobre Ciências; Teoria da Objetivação; Formação de Professores.

As narrativas implicadas em materiais de ficção científica (SF) apresentam as ciências como uma atividade viva e instigante que parece alimentar o interesse e a curiosidade dos cidadãos por questões científicas complexas. Essa proposição parece contrariar um cenário descrito na literatura específica em que discussões sobre produtos e processos das ciências nas salas de aulas parecem cada vez mais, desinteressantes aos estudantes. Uma via pertinente e bastante trabalhada que assumo como estratégia para atravessar um desinteresse e estaticidade dessa ordem e discutir sobre aspectos epistemológicos das ciências é o diálogo entre ciências e literatura. De modo mais específico, tomei a literatura de SF como fio condutor para propor discussões sobre a noção de ética nas ciências. Para fundamentar filosófica, pedagógica e epistemologicamente as ideias e atividades propostas assumi como base a Teoria da Objetivação (TO), teoria de aprendizagem de caráter sociocultural idealizada pelo pesquisador matemático Luis Radford. O objetivo dessa articulação é investigar a pertinência da SF na ampliação, facilitação e contextualização do debate sobre a produção das ciências e seus aspectos éticos para professores em formação. Para instrumentalizar esse objetivo utilizei três estratégias metodológicas: a interlocução epistolar com o cientista da ficção Victor Frankenstein; uma oficina didática que delineou um perfil de familiaridade com a SF de 09 professores em formação inicial das licenciaturas em Química, Física e Biologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e; um curso sobre Ficção Científica e Ética nas Ciências ministrado para professores em formação inicial e continuada dos cursos de Química, Física, Biologia e Matemática da UFRN, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e do Centro Universitário Facex (UniFacex). Um caráter que perpassa estas três estratégias é a tomada do Victor Frankenstein, sua atividade científica, a reflexão sobre ela e produções intelectuais que versam sobre ética nas ciências como elementos para compor esse exercício de pensar sobre as ciências e seus aspectos éticos. Estes três espaços serviram para testar o argumento de tese de que a SF, mediada pelos pressupostos filosófico-epistemológicos da TO, é um operador cognitivo e metodológico pertinente para ampliar, facilitar e contextualizar o debate sobre a produção das ciências e seus aspectos éticos, de forma a contribuir na educação científica de professores em formação. A próxima etapa da pesquisa consistirá na análise dos dados produzidos e sistematização de interpretações sobre a natureza e pertinência das discussões levantadas.

Presidente - 1169920 - BERNADETE BARBOSA MOREY
Interno - 3321606 - MARCIA GORETTE LIMA DA SILVA