Banca de DEFESA: MARCELO SIQUEIRA DE ARAÚJO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARCELO SIQUEIRA DE ARAÚJO
DATA : 30/11/2018
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de Seminário de Matemática
TÍTULO:

Um estudo sobre a reconfiguração da orientação para a ação escrever textos argumentativos em Química


PALAVRAS-CHAVES:

Galperin; orientação; textos argumentativos em Química


PÁGINAS: 189
RESUMO:

A produção do conhecimento científico é baseada na criação de explicações sobre o porquê da ocorrência dos fenômenos, estas, por sua vez são avaliadas, elaboradas e comunicadas por meio das vias de comunicação, entre elas, a argumentação através da linguagem oral ou escrita. Escrever textos argumentativos em Química, emerge da interação de habilidades cognitivas, habilidades cognitivo linguísticas e dos elementos característicos de um texto argumentativo que para Galperin, em sua Teoria da Formação Planejada de Ações Mentais e dos Conceitos (TFPAMC), escrever um texto argumentativo em Química é uma ação que transforma-se em habilidade, e sua aprendizagem ocorre por meio da elaboração ou ampliação de sua orientação, estruturada em uma Base de Orientação da Ação (BOA), constituindo-se no objeto de estudo desta pesquisa. O objetivo geral é investigar a influência de uma Experiência Formativa na orientação do licenciando em Química sobre a orientação para a ação escrever textos argumentativos nas aulas de Química. A estratégia metodológica utilizada foi a Experiência Formativa estruturada na Teoria da Formação Planejada de Ações Mentais e dos Conceitos (TFPAMC), tendo como participantes licenciandos em Química da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, campus Natal. Os dados foram coletados a partir da prova pedagógica, do questionário, do caderno de registro e da observação. Os resultados da pesquisa destacam: (a) a aplicabilidade das estratégias empregadas para caracterização do nível de desenvolvimento da habilidade em estudo; (b) a possibilidade de reconfiguração da orientação através do emprego da Experiência Formativa aliada à Teoria Galperin; (c) a viabilidade da análise do processo de reconfiguração a partir dos instrumentos aplicados na Experiência Formativa; e (d) a identificação de fatores que influenciam na reelaboração da orientação.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1801922 - ALESSANDRA CARDOZO DE FREITAS
Externo à Instituição - EDENIA MARIA RIBEIRO DO AMARAL - UFRPE
Presidente - 2298026 - ISAURO BELTRAN NUNEZ
Interno - 3321606 - MARCIA GORETTE LIMA DA SILVA
Externo à Instituição - MARIA ALIETE CAVALCANTE BORMANN - IFESP
Notícia cadastrada em: 18/11/2018 12:14
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao