Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDREIA VARELA DE MELO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANDREIA VARELA DE MELO
DATA : 06/07/2018
HORA: 09:00
LOCAL: Sala 51, CCET
TÍTULO:

A ABORDAGEM DA EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA, FÍSICA E BIOLOGIA DA UFRN: perspectivas de implementação de um programa de formação orientada.


PALAVRAS-CHAVES:

VOSTS; Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS); Sustentabilidade; Formação Inicial de Professores.


PÁGINAS: 50
RESUMO:

A declaração da Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável pela UNESCO para o período de 2005 a 2014 reconheceu a Educação enquanto mecanismo primordial à promoção da mudança da situação mundial atual. Nesse seguimento, as recomendações internacionais para a Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) esclarecem a indispensabilidade de se considerar o Desenvolvimento Sustentável (DS) como um princípio construtivo e questão transversal a todo currículo, níveis de ensino e circunstâncias de aprendizagens, uma vez que está relacionado a temáticas presentes as mais variadas formas na vida cotidiana individual e coletiva. O recente relatório global de monitoramento da UNESCO mostrou que para alcançar os objetivos globais da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, a educação precisa sofrer grandes mudanças para atender ao potencial que possui; que deva ser exigida a inserção de temas ambientais nos currículos dos sistemas educacionais e a garantia de que esses sistemas possibilitem o empoderamento de cidadãos mais conscientes para o exercício dos seus direitos e deveres frente às problemáticas ambientais globais e mundiais. Entende-se que a implementação de qualquer reorientação do ensino depende essencialmente dos professores e, indispensavelmente, do seu acesso a uma formação apropriada. Sem embargo, práticas insustentáveis de crescimento concretizadas na multiplicação da pobreza e na crise ambiental planetária encontram-se em decurso acelerado. A esfera educacional não pode nem deve estar alheia a essas questões, particularmente no que se refere aos aspectos éticos, econômicos, tecnológicos e socioambientais.  É nessas circunstâncias que apontamos o interesse por processos de ensino e aprendizagem que problematizem as associações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade numa abordagem em que os princípios de uma educação para a sustentabilidade possam ser a base para a formação reflexiva e construção de valores. Nessa perspectiva, estudos na área de Ensino de Ciências da Natureza vêm se dedicando a investigar as concepções sobre sustentabilidade, de professores em formação em Biologia, particularmente, bem como indicando a promoção de uma formação orientada para educar na perspectiva do desenvolvimento sustentável. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo investigar as ideias e atitudes relacionadas com Sustentabilidade, de professoras e professores em formação dos cursos de Química, Física e Biologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O que se pretendeu neste estudo foi, utilizando um instrumento desenvolvido por Guimarães e Tomazello (2004) que usaram como base a estrutura do questionário canadense Views on Science-Technology-Society - VOSTS elaborado por (AIKENHEAD et al., 1989; AIKENHEAD & RYAN, 1992)e adaptado por Manassero e Vázquez (2002), saber se esse assunto tem recebido a devida importância na formação acadêmica de futuros professores da área das Ciências, como parte de uma investigação mais ampla sobre esse tema. De modo geral, os resultados demonstraram que os sujeitos investigados tiveram um melhor desempenho na questão que mede o conhecimento das definições em comparação com a questão que trata das atitudes em relação a sustentabilidade. Isso aponta para o fato de que compreender o que é sustentabilidade não implica necessariamente em ter atitudes sustentáveis, mas sim incorporar atitudes.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2200167 - MAGNOLIA FERNANDES FLORENCIO DE ARAUJO
Interno - 3321606 - MARCIA GORETTE LIMA DA SILVA
Externo ao Programa - 3243243 - ANA CARLA IORIO PETROVICH
Externo ao Programa - 1718598 - FERNANDA MARUR MAZZE
Notícia cadastrada em: 28/06/2018 14:01
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