Banca de QUALIFICAÇÃO: WESLEY COSTA DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : WESLEY COSTA DE OLIVEIRA
DATA : 28/06/2018
LOCAL: Sala de Seminário de Matemática

ENSINANDO ARGUMENTAÇÃO CIENTÍFICA: UM ESTUDO SOBRE OS SABERES DOCENTES NA FORMAÇÃO INICIAL

Argumentação, conhecimento meta-estratégico da argumentação, formação de professores.

Nos últimos anos, estudos envolvendo a argumentação e os diferentes objetivos para a educação científica têm se diversificado em torno de propostas de sequências de ensino. Há também indicações políticas internacionais defendendo a inserção da argumentação nas salas de aula de ciências. Embora a literatura venha destacando a importância de seu ensino e haja indicações de cunho político, sabemos que promovê-la nas aulas de ciência não é algo simples. A falta dos saberes docentes por parte dos professores para apoiar a argumentação dos alunos tem sido identificada como um importante obstáculo. Uma das possibilidades para desenvolver esses saberes, e mais especificamente, aqueles relacionados ao conhecimento meta-estratégico, pode ser atuar na formação de professores (FP). Assim, defendemos o desenvolvimento do conhecimento meta-estratégico por meio de um curso de FP, engajando os licenciandos em discussões explícitas sobre as características gerais da argumentação. Para tanto, adotamos a convergência História e Filosofia da Ciência-Argumentação como posição didática. Em outras palavras, adotamos o uso da História e Filosofia da Ciência (HFC) como estratégia para promover o desenvolvimento das habilidades no engajamento em processos argumentativos e da compreensão epistemológica nos licenciandos. Optamos pela História do Vácuo como temática. Esta tese objetiva estudar elementos fundamentais dos saberes dos futuros docentes para a inserção competente da argumentação em salas de aulas de ciências. Nosso referencial teórico serão os trabalhos de Anat Zohar acerca dos saberes docentes no contexto do ensino de estratégias de pensamento. Quanto as decisões metodológicas, classificamos nossa pesquisa como sendo qualitativa do tipo etnográfica e adotamos a Análise Textual Discursiva (ATD) para o tratamento dos dados. Os documentos que compõem nosso corpus são provenientes da realização de 9 atividades e 2 questionários, da gravação em áudio e vídeo de 12 dos 15 encontros, da gravação em áudio e vídeo de 3 das 4 intervenções por meio de oficinas para estudantes de Ensino Médio e da entrevista com alunos-bolsistas de graduação do subprojeto-Física do PIBID da UFRN. Entre os resultados iniciais da análise de parte desse corpus, destacamos a identificação da ocorrência de categorias do conhecimento meta-estratégico nas atividades analisadas. A compreensão acerca do desenvolvimento das habilidades dos professores em formação para se engajarem na instrução da argumentação como estratégia de pensamento de alta ordem poderá contribuir para o surgimento de novas compreensões referentes à forma como esses saberes devem ser abordados em cursos de formação inicial.

Externo à Instituição - AGUSTIN ADURIZ BRAVO - UBA
Interno - 1451196 - ANDRE FERRER PINTO MARTINS