O PROTAGONISMO DO ALUNO NA CONSTRUÇÃO DOS CONCEITOS GEOGRÁFICOS E COMPREENSÃO DOS IMPACTOS SOCIO AMBIENTAIS ATRAVÉS DA PRODUÇÃO DE UM VÍDEO DIDÁTICO SOBRE O PARQUE EÓLICO “CANOAS” NA PARAÍBA.
Energia eólica, protagonismo dos alunos, vídeo didático, impactos socioambientais
A investigação de como a produção de vídeos didáticos, pelos alunos, pode contribuir para o ensino da temática socioambiental da energia eólica na região do Seridó Paraibano é objetivo central da construção dessa dissertação. A pesquisa parte do pressuposto de que o protagonismo dos alunos na produção de vídeos didáticos pode tornar a aprendizagem mais significativa e conscientizar os alunos sobre os impactos ambientais e sociais da instalação de parques eólicos na região. Para alcançar esse objetivo, foram investigados os impactos ambientais e sociais da instalação do parque eólico em Canoas, Seridó Paraibano, assim como os principais conceitos da ciência geográfica em relação à energia eólica. Além disso, foi realizada uma pesquisa exploratória para avaliar como a produção e exibição do vídeo permite aos alunos assimilar com mais facilidade os conceitos geográficos em comparação com outras metodologias de ensino. Conclui-se que a participação dos alunos na produção de vídeos didáticos é uma estratégia eficaz para tornar a aprendizagem mais significativa e conscientizar os alunos sobre os impactos ambientais e sociais da energia eólica.