Banca de DEFESA: ANTONIO MARCOS DE MORAIS COSTA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANTONIO MARCOS DE MORAIS COSTA
DATA : 26/09/2024
HORA: 08:00
LOCAL: Por videoconferência
TÍTULO:

PAISAGEM URBANA DE CURRAIS NOVOS/RN: uma leitura a partir do Ensino de Geografia na Educação de Jovens e Adultos - EJA


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Geografia; EJA; Sequência Didática; Diário de Bordo; Currais Novos (RN).


PÁGINAS: 145
RESUMO:

Este estudo investigou os desafios enfrentados no ensino de Geografia na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), com foco específico nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Apresenta um breve memorial reflexivo da EJA em nosso país, destacando as condições estruturais e políticas para seu funcionamento, bem como os obstáculos postos ao longo dos anos, devido à falta de políticas públicas efetivas que garantissem seu funcionamento e impactem positivamente, revertendo questões que dificultam a participação e o aprendizado dos estudantes. Partindo da questão central, norteadora desta investigação, como a implementação de uma sequência didática integrada com um diário de bordo influencia o engajamento e a aprendizagem dos estudantes dos anos finais do ensino fundamental na modalidade da EJA. Para tanto, fez-se necessário a construção de objetivo geral, no sentido de elaborar uma sequência didática, aplicada em turmas de EJA de Geografia e complementada pelos objetivos específicos, avaliar os impactos históricos e as políticas públicas voltadas para EJA, a criação de recursos educacionais para uso em sala e a aplicação da sequência didática, com tempos de aulas na escola e aula de campo. a pesquisa. A proposta, justifica-se como uma reação aos problemas estruturais e provisórios que afetam o ensino de Geografia na modalidade, ao propor uma ação reflexiva abrangente, construindo caminhos alternativos à realidade existente. No desenvolvimento da pesquisa, aplicamos pesquisa bibliográfica, exploratória e de campo. Ao considerar a metodologia para a apluicação da sequência, fundamentamos na construção dialogada sobre o tema, produção de recursos didáticos, escrita e a aula de campo, orientada a partir do preenchimento do diário de bordo. A ideia aponta a possibilidade de educação geográfica, como abordagem de aprendizagem, considerando que foi planejada de forma a preparar os discentes, conforme as estratégias mencionadas anteriormente para um itinerário formativo geográfico, com ênfase na aula de campo no espaço urbano central de Currais Novos. No percurso formativo, cada estudante participante preencheu o seu diário de bordo, entregue e orientado para uso. A necessidade de uma formação docente mais abrangente e sensível às demandas da EJA, bem como a importância de estratégias flexíveis e criativas para enfrentar os desafios educacionais, a utilização de metodologias ativas e as fragilidades de frequência e permanência dos estudantes, são algumas das conclusões, evdenciadas nesse relatório. Em suma, a pesquisa visou superar os obstáculos enfrentados no ensino de Geografia na EJA, promovendo uma compreensão mais profunda do conceito de paisagem urbana e suas interações com a vida dos estudantes, objetivando, tornar o ensino mais acessível, significativo e transformador, sugerindo uma alternativa de aprendizagem viável e flexível, possível de ser aprimorada e aplicada nas diversas experiências de ensino da EJA no país.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - ***.855.476-** - JEANE MEDEIROS SILVA - UFU
Interna - 350836 - IONE RODRIGUES DINIZ MORAIS
Externa à Instituição - ANDRÉIA MELLO LACÉ - UnB
Notícia cadastrada em: 13/09/2024 14:19
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