A Geografia nos anos iniciais: construindo ferramentas para práticas
inclusivas de alunos com transtornos de leitura e escrita em escolas de Caicó - RN.
Geografia; Inclusão; transtorno de leitura e escrita; ensino.
Elencou-se objeto desse estudo a inclusão de alunos com transtorno de leitura e escrita (com
ou sem laudo médico) nas aulas de geografia nos anos iniciais (Ensino Fundamental), nosso
problema da pesquisa focaliza em como deve-se introduzir os primeiros conhecimentos
geográficos em crianças com dificuldade na leitura e escrita? Será possível alfabetizar alunos
que apresentam essas características a partir da leitura do meio? Que recursos educacionais
são necessários para fazê-lo? Nesse cenário definiu-se como objetivo geral: Analisar as
contribuições dos conhecimentos geográficos para o letramento das crianças com dificuldades
na leitura e escrita no contexto de inclusão educacional na primeira fase do Ensino
Fundamental. Sendo os específicos: Revisar a literatura sobre os processos de ensino e
aprendizagem de alunos com transtornos de leitura, relacionando com as contribuições do
conhecimento geográfico para ampliação da linguagem e da leitura de mundo. Identificar as
dificuldades enfrentadas pelos docentes da primeira fase do ensino fundamental relativas aos
alunos com transtornos de leitura e escrita. Sistematizar sugestões de atividades para o ensino
de geografia, considerando as dificuldades no processo de ensino de aprendizagem, de alunos
com transtorno de leitura e escrita da primeira fase do Ensino Fundamental, a partir da revisão
de literatura e da visão dos docentes; justifica-se pela interdisciplinaridade da disciplina
Geografia nas séries iniciais, à qual é ministrada por docentes polivalentes que não dominam
os conteúdos específicos da disciplina geografia e são designados a leciona-la a crianças que
estão em processo de desenvolvimento da leitura e escrita. O referencial teórico e abordagem
didática abarca a relação entre a geografia e a educação inclusiva; educação e transtornos de
leitura e escrita. Os materiais e métodos retratam o contexto e sujeitos da pesquisa, os
procedimentos técnicos realizados, a aplicação dos questionários seguido da análise dos
dados e posterior construção do produto educacional: Manual de Orientações. Os resultados
confirmaram o problema apresentado e indicam como dificuldade docente desenvolver o
trabalho com a categoria território sendo esta elencada na construção do Manual de
Orientações fruto desta pesquisa, a qual almeja auxiliar o trabalho docente na disciplina
geografia apontando intervenções metodológicas dentro de sequências didáticas, ansiando
contribuir significativamente na inclusão.