Banca de QUALIFICAÇÃO: ANTONIO MARCOS DE MORAIS COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANTONIO MARCOS DE MORAIS COSTA
DATA : 22/08/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Por videoconferência
TÍTULO:

SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM DIÁRIO DE BORDO: a dinâmica da paisagem urbana de Currais Novos (RN) no Ensino de Geografia dos anos finais do Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Geografia; EJA; Sequência Didática; Diário de Bordo; Currais Novos (RN).


PÁGINAS: 147
RESUMO:

Este estudo investigou os desafios enfrentados no ensino de Geografia na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), com foco específico nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Apresenta um breve memorial reflexivo da EJA em nosso país, destacando as condições estruturais e políticas para seu funcionamento, bem como, os obstáculos postos ao longo dos anos, devido à falta de políticas públicas efetivas que garantissem seu funcionamento. Reafirmamos uma série de problemas, incluindo a falta de interesse dos estudantes-trabalhadores e os altos índices de evasão escolar. O debate sobre a trajetória do ensino da Geografia no Brasil, se faz presente, visando ter um conhecimento do todo e assim, entender a parte, ensino da Geografia na EJA. O questionamento sobre o impacto das práticas de sala de aula, o planejamento docente e as propostas curriculares de Geografia nesses desafios é central para a pesquisa. Uma das questões levantadas é a falta de priorização da EJA nas políticas educacionais, o que resulta em recursos limitados e pouca atenção às necessidades específicas desse grupo de estudantes. Além disso, a pandemia da COVID-19 exacerbou as desigualdades de acesso e participação, tornando ainda mais difícil a realização das atividades educacionais, especialmente para os estudantes da EJA, que muitas vezes enfrentam dificuldades adicionais devido às suas responsabilidades familiares e profissionais. Para enfrentar esses desafios, propõe-se uma abordagem prática e envolvente, por meio da elaboração de uma sequência didática centrada na dinâmica urbana da cidade de Currais Novos. Essa abordagem busca conectar o conteúdo de Geografia com a realidade cotidiana dos estudantes, tornando-o mais significativo e relevante para eles. Nesse relatório, trazemos a apresentação da prática da SD e breves reflexões sobre os desafios, resultados e as possibilidades de ajustes para aplicações futuras, contendo parte do material construindo com os estudantes. Além disso, reflete-se sobre a necessidade de uma formação docente mais abrangente e sensível às demandas da EJA, bem como a importância de estratégias flexíveis e criativas para enfrentar os desafios educacionais. O trabalho, também caracteriza o espaço macro, cidade de Currais Novos/RN, lugar vivido do pesquisador e onde está localizada a instituição de ensino, Centro de Educação de Jovens e Adultos Professora Creuza Bezerra, objeto de estudo da pesquisa. Em suma, a pesquisa visa superar os desafios temporários enfrentados no ensino de Geografia na EJA, promovendo uma compreensão mais profunda do espaço geográfico e suas interações com a vida dos estudantes, com o objetivo final de tornar o ensino mais acessível, significativo e transformador, sugerindo uma alternativa de aprendizagem viável e flexível, possível de ser aprimorada e aplicada nas diversas experiências de ensino da EJA no país.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - ***.855.476-** - JEANE MEDEIROS SILVA - UFU
Interna - 350836 - IONE RODRIGUES DINIZ MORAIS
Externa à Instituição - ANDRÉIA MELLO LACÉ - UnB
Notícia cadastrada em: 14/08/2024 12:34
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