Banca de QUALIFICAÇÃO: ALEXSANDRA BEZERRA DE SOUSA

DISCENTE : ALEXSANDRA BEZERRA DE SOUSA
DATA : 25/05/2023

GUIA DIDÁTICO PEDAGÓGICO:

POR UMA CARTOGRAFIA CIDADÃ NO ENSINO MÉDIO DE ARAGUAÍNA (TO)

Cartografia cidadã; Ensino médio; Guia didático; Mapeamento; Práticas cartográficas.

Nas últimas décadas, as discussões e práticas em torno do ato de mapear ganharam novas perspectivas que exploram as práticas cotidianas de indivíduos e comunidades que produzem e vivenciam o espaço. Essas novas perspectivas também influenciaram o ensino de cartografia nas escolas, que antes era voltado apenas para a formação do aluno como leitor crítico dos produtos cartográficos. Com base nos estudos de Cavalcanti (2009), Acselrad (2008, 2010, 2013), Almeida (2010), Richter (2010, 2011), Carvalho (2016), Seemann e Carvalho (2017), Gomes (2017), entre outros, refletimos sobre como as novas práticas cartográficas – ancoradas no mapeamento como um processo, cujos principais agentes são os indivíduos e as comunidades produtoras de territórios e suas territorialidades – podem ser um recurso com potencial de ressignificar o ensino de cartografia e ampliar sua inserção nas escolas. Com esse olhar, objetivamos elaborar um guia didático que oriente os professores de geografia do ensino médio para a prática dos novos fazeres cartográficos, explorando-os como metodologia para o ensino de geografia. O “Guia didático: por uma cartografia cidadã na escola” é o resultado de ampla instigação e discussão baseadas nos autores antes citados, além de documentos oficiais sobre educação, como a BNCC(2018) e os Referenciais Curriculares para o Ensino Médio do Tocantins (2022), e as entrevistas com professores de geografia de escolas públicas estaduais de ensino médio localizadas no município de Araguaína, Tocantins. Este produto educacional fornece aos professores conhecimentos e estratégias de ensino que exploram as representações do espaço vivido e concebido pelos alunos, permitindo que professores e alunos se familiarizem com o objeto de estudo. Portanto, a ampliação das novas práticas cartográficas como estratégia metodológica de aprendizagem pode se tornar base para a formação de uma consciência espacial e, consequentemente, do raciocínio geográfico, ao permitir uma atuação ativa tanto do professor como do aluno na realização do mapeamento.

Presidente - 1172876 - SILVIO BRAZ DE SOUSA
Interno - 2966354 - DIOGENES FELIX DA SILVA COSTA